Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Entrevista com o candidato Padre Afonso Lobato - Parte II
Nesta parte da entrevista o candidato fala sobre habitação, educação, segurança e esporte
Notícia publicada em: 19/09/2012 20:12:00
Candidato a Prefeito de Taubaté Padre Afonso Lobato, do partido PV
Candidato a Prefeito de Taubaté Padre Afonso Lobato, do partido PV

Durante uma semana o Quiririm News ouviu os candidatos a Prefeito de Taubaté que responderam todas as perguntas com tempo livre para resposta, todos os candidatos responderam o mesmo questionário e a ordem de publicação das entrevistas segue o critério de entrevista concedida ao Quiririm News. 

O quarto candidato a responder as perguntas de nossa equipe foi o candidato Padre Afonso Lobato, do PV, confira agora em duas partes a entrevista concedida ao Portal. 

Editoria Habitação 

Quiririm News: Temos hoje vários condomínios e prédios fechados sendo construídos na região, acredito que junto com o aumento de moradores, o aumento de veículos subirão na mesma proporção, isto pode impactar a mobilidade urbana? Para esse problema, qual será o seu plano de ação? 
Padre Afonso Lobato: Você tem que implementar ciclovias, ciclo faixas, estabelecer algumas vias de trânsito mais rápido, evitar o transporte pesado no meio do Distrito, então são ações que devem ser feitas né, promovidas para facilitar inclusive a regularização das calçadas, para dar ao pedestre a possibilidade de caminhar na calçada, na verdade o espaço urbano ele tem que ser melhor dividido, ele é desumano hoje, ele é injusto, você tem um espaço enorme para o veículo e não tem espaço para o pedestre, para o ciclista. Então você tem que redistribuir de forma mais justa o espaço urbano. 

Editoria Educação 

QN: Este possível aumento de moradores também impactará na educação, tanto em creches, escolas de ensino fundamental e ensino médio. Hoje, esta região está preparada para receber esse considerável aumento de alunos? 
PA: Vai ser um desafio não somente para o Distrito, mas um desafio para a cidade. Nós temos uma defasagem muito grande hoje nas vagas de creche, então tem que ampliar essas creches. Essas creches elas tem que ter um modelo, e um modelo padrão de qualidade. Infelizmente com a desculpa de economia do dinheiro público, os prédios públicos são muito mal feitos, então você fazer um prédio de uma creche padrão com qualidade, é isso que nós pretendemos, inclusive berçários, e você tem que responder a essa proposta. 

Agora uma outra coisa é criar centros integrados de educação, quanto mais possibilidade você tem de tirar essas crianças da rua, de oferecer uma escola de qualidade em tempo integral, onde o aluno no período que ele não está estudando o currículo normal ele está fazendo outras atividades, atividades esportivas, culturais, artes, formação humana, né, eu tenho certeza que a gente dessa forma vai estar contribuindo para a formação do caráter, da personalidade das crianças, o que é extremamente imprescindível, essa formação realmente da valores, que está tão deteriorado na sociedade de hoje, então ocupar o aluno em tempo integral. 

Estou vindo agora do Sesc aonde eu estive fazendo uma visita, o Sesc tem um programa excelente nesta educação integral, pena que a parceria com o poder público é muito pobre, quase nada, então são instrumentos desses que a gente tem que levar mais próximo da comunidade para que a comunidade possa usufluir e conhecer a sua própria realidade. 

Editoria Segurança 

QN: Quiririm, que sempre foi conhecido pela sua tranquilidade e harmonia, sofreu recentemente com alguns assaltos a casas de moradores e também com o fatídico arrombamento ao Banco do Brasil, onde os bandidos usaram dinamites. A segurança desta região será um ponto forte da sua possível gestão? Haverá mudanças? 
PA: É na verdade é aquilo que eu estou dizendo, tem que haver mudanças, Taubaté não pode mais esperar, e as mudanças acontecem aonde, as mudanças acontecem na base, nessas ações, no implemento de políticas públicas para diminuir a criminalidade e depois no aumento do efetivo através de atividade delegada, a possibilidade de aumentar imediatamente o efetivo policial, tanto da polícia militar quanto da própria guarda civil, da guarda municipal, porque ali você estabelecendo um posto né, uma base da guarda comunitária você tem ali um instrumento para uma comunicação rápida, tanto com a polícia civil quanto com a polícia militar, então é algo que precisa fazer de urgência, e contemplando toda a cidade, não somente o Distrito, mas toda a cidade precisa reformular desta forma, então nós temos alguns pontos estratégicos para implantação dessas bases, e o Distrito de Quiririm contará com base nesse sentido. 

QN: Os Bairros do Cecap, Bonfim e Santa Tereza também são constantes alvos de violência e pontos de drogas, o que será feito? 
PA: Justamente, porque se construiu as casas, amontoados de casas, sem uma qualidade, sem qualidade nenhuma e não se colocou ali instrumentos que pudessem promover as pessoas, inclusive a autoestima das pessoas, os prédios do Cecap são muito feios, escuros, pequenos, de péssima qualidade, da mesma forma as casinhas da prefeitura, então desde limpeza pública, arborização, ciclovias, iluminação pública, uma quadra, um centro esportivo nessas áreas com programas de esporte, com professor de educação física, com assistência social podendo acompanhar os casos, né, ali um centro de referência de assistência social para poder encaminhar os casos de dependência química e recuperação desses dependentes, esse é o caminho para poder diminuir o impacto da segurança, e base ali da guarda civil municipal, comunitária, para poder realmente fazer essa ligação rápida com a polícia civil e com a polícia militar. Ao mesmo tempo que você cuida de políticas públicas, de melhorar a qualidade dessas políticas públicas você também tem que inibir o crime, então isso é através de uma ação das polícias, civil e militar. E a nossa guarda civil comunitária vai servir nesse elo, através da sua presença na comunidade, da ronda ou da base com as polícias, vai ser esse elo de comunicação rápida. 

Editoria Esporte 

QN: O campo de futebol do E.C. Quiririm necessita urgentemente de reforma na arquibancada e a inclusão de banheiros públicos, o que pode ser feito? 
PA: Se for ali um instrumento público pode ser todinho reformado, eu hoje, agora, não tenho essa informação se é um instrumento público ou não, se é da prefeitura ou não, se for da iniciativa privada o poder público pode funcionar como parceiro, se for instrumento público isso pode ser todinho reformulado, reformado, para que se de uma finalidade a isso. 

Quanto mais instrumentos públicos a gente tiver funcionando a contento, menos violência nós vamos ter e mais qualidade de vida nós vamos ter com a nossa população. Então resgatar instrumentos públicos e colocar ali um programa de esportes. São Jose dos Campos está fazendo essa experiência de ter quadras funcionando 24horas, se o jovem está lá em uma prática de esporte ele não está usando drogas e não está vulnerável a isso, entao isso é extremamente importante. Quiririm tem bons instrumentos que precisam ser resgatados. 

QN: Hoje as principais quadras de esportes de Quiririm e bairros vizinhos não possuem monitores e atividades voltadas para crianças e adolescentes, qual a sua proposta? 
PA: É não possui monitores porque elas estão abandonadas, a primeira coisa é recuperar esses instrumentos públicos, dizer que não tem dinheiro, na verdade o dinheiro está em você saber gastar e saber estabelecer prioridade. O próximo prefeito ele tem que cuidar exatamente de um investimento ali no social, ou você investe aí e você vai diminuindo a criminalidade, porque isso é comprovado, quanto mais você tiver melhorias em políticas públicas mais seguranca você vai ter, uma rua bem iluminada, é uma rua sem dúvida nenhuma mais segura. 

Então esses equipamentos esportivos eles estão abandonados, e você tem que recuperar esses equipamentos esportivos com programas de esporte, com professores de educação física, com atividades esportivas e de lazer para dar entretenimento e ocupação não somente aos jovens e adolescentes mas a toda a comunidade. 

Novidades 

QN: Existe algo novo em seu plano de governo que queira destacar? Algo específico para a região do Distrito? 
PA: Então a primeira coisa que não foi citado aí é realmente um mapeamento dos nossos mananciais, porque hoje existe uma preocupação muito grande com a questão da água, dos recursos hídricos, nossos recursos hídricos muitas vezes não tem o cuidado com os nossos mananciais que devia se ter, entao nós vamos fazer um mapeamento desses, dos nossos recursos hídricos, das nossas nascentes, de nossos ribeirões, e vamos estabelecer para o produtor rural que cuida das nascentes, que ele tem uma área que ele não desmata para proteger a nascente, que ele possa ser ressarcido por esses serviços ambientais prestados, eu acho que o Distrito de Quiririm em sua amplitude possa contribuir e possa receber essa parceria do poder público. 

QN: O que acha da iniciativa de ter um portal de notícias no Distrito de Quiririm? 
PA: Eu parabenizo pela iniciativa, porque a comunidade hoje não tem para quem reclamar. Na verdade, se você tem um canal de comunicação onde aglutina, onde reúne todas as reclamações, onde aparecem as sugestões, onde se encaminha para o poder público ou para o poder responsável, para o órgão responsável, é extraordinário, parabéns a vocês, que vocês possam na verdade cada vez mais aperfeiçoar esse veículo, porque ele é extremamente importante.

Leia a primeira parte da entrevista clicando aqui
Voltar   Subir
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados