NOTÍCIAS
"De aluna a professora"
Conheça a história de Camile Romanatto, que hoje dá aulas em Quiririm na mesma escola em que estudou
|
Notícia publicada em: 14/10/2012 23:42:00 |
Camile se formou em 2003 na escola Deputado Cesar Costa, onde hoje dá aulas
Aprender é uma atividade que exercemos todos os dias, desde que nascemos até o último dia de nossas vidas. Aprendemos com nossos pais, com nossos filhos, irmãos, amigos, mas, sem dúvida nenhuma, durante nossa trajetória aprendemos muito com "tios e tias" que encontramos em nossas escolas, também chamados de professores, que são grandes mestres, que nos ensinam a escrever, a ler, a somar, e ao mesmo tempo os valores da vida, o respeito, o diálogo, a amizade e até mesmo o amor, pois quem é que nunca se apegou a um professor?!
Os professores, por seus alunos se dedicam, passando para frente o ensinamento, sendo, por vezes, firmes e duros, pois o aprendizado anda junto com a disciplina. E quem, quando pequeno, nunca se viu trocando de lugar com o professor?
A lousa verde na parede, o giz colorido, corredores, lembranças, amigos, e no meio disso tudo, uma aluna que virou professora. Em uma escola onde recentemente completou 100 anos, e que conta com infinitas histórias, se encontra Camile Giovanelli Romanatto, a aluna que em 2003 se formou no colégio, na escola Deputado Cesar Costa, e que, em alguns anos depois, está novamente nas salas de aula, mas agora em outro papel, não mais no papel de aprender, mas sim de ensinar.
A vontade de se tornar bióloga e dar aulas surgiu dentro da sala de aula, onde, com sua professora ainda aprendia, "Sou fascinada pela Biologia, principalmente a parte de citologia, então desde meu 3º colegial decidi seguir firme nessa área, graças as aulas da Professora Sônia, a qual tive o prazer de reencontrar no Deputado. Hoje, somos colegas de trabalho", conta a professora de informática e ciências.
E hoje, já formada e casada, Camile, de 26 anos, se encontra novamente naquele cenário que sempre marcou sua vida, as salas de aula, "Dar aula na escola em que estudei por quase toda minha vida é muito gratificante, sinto um misto de emoção em lembrar de tudo o que vivi nas salas de aula, corredores e pátio da escola, e ao mesmo tempo, vejo que estou tendo retorno da minha formação, e estou ao lado de pessoas queridas, que me viram crescer e hoje me acolhem no ambiente de trabalho", afirma a bióloga.
O papel dos professores hoje em dia vão muito alem de ensinar, acaba, por vezes, sendo também de educar, e a qualidade das escolas estão ganhando cada vez mais importância, "Eu sou suspeita em falar do Deputado Cesar Costa, na minha época de estudante ela era, sem dúvida nenhuma, uma das melhores escolas estaduais a se estudar, e hoje em dia, em um cenário tão violento como vemos na área educacional, nós que damos aula no Deputado nos vemos no céu. A escola está linda, a Zeli, nossa diretora, cuida muito bem para que nossa escola esteja sempre bem cuidada", destaca Camile, que se declara orgulhosa, "Eu tenho orgulho de fazer parte dessa história e servir de exemplo para os meus alunos, mostrando que é possível sim estudar em escola não paga e conseguir fazer uma faculdade e ter um emprego legal", destaca a professora que já está cursando sua segunda graduação.
E sobre essa profissão, onde se tem o papel de ensinar, Camile garante que também vive aprendendo, "Gosto muito de dar aula, adoro meus alunos, me divirto e aprendo muito com eles. Dar aula é uma atividade que faz a gente amadurecer demais e isso é muito legal, mesmo sem filhos, me sinto "mãe" de cada uma de minhas crianças", afirma a ex-aluna e atual professora da escola Deputado Cesar Costa, de Quiririm, Camile Giovanelli Romanatto.
Com essa história de uma aluna que seguiu os passos de seus mestres e se tornou professora é que deixamos o nosso Parabéns a todos os professores, que, sem dúvida nenhuma são peças fundamentais para um país melhor.
Feliz Dia dos Professores!
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
  |
|