NOTÍCIAS
Cobra e escorpião assustam moradores de Quiririm e Novo Horizonte
Saiba quais perigos estes animais apresentam e como se prevenir
|
Notícia publicada em: 31/01/2013 13:47:00 |
Sujeira, entulhos, materiais de construção e mato são atrativos para esses animais
Recentemente, a equipe Quiririm News recebeu mais uma denúncia de moradores, desta vez o assunto é o aparecimento de animais peçonhentos em quintais e residências. A denúncia, realizada na rede social facebook, feita por moradores de Quiririm e do bairro Novo Horizonte, relata casos de aparecimento de escorpião e de filhotes de cobra.
Fatores como chuva e queimadas, fazem com que esses tipos de animais saiam à procura de novos lugares, e apareça em algumas residências, principalmente o escorpião, "São animais silvestres que foram obrigados a se adaptar a urbanização, em especial eles estarão presentes em áreas com mato, desde uma floresta, até um terreno baldio. Eles tem um problema muito sério com manutenção de água e buscam lugares úmidos e com baixa temperatura, são fãs de cupinzeiros, terrenos, propriedades rurais que tem estrutura de terra, em acúmulo de materiais como telha, tijolo, madeira, que são péssimos condutores de calor", explica o biólogo especialista Valter Cobo.
Em casos de ferimento, uma pessoa picada tanto por uma cobra como por um escorpião, ou qualquer outro tipo, deve se direcionar o mais breve possível a um hospital, em casos de picada de cobra, o perigo é um pouco maior, podendo levar até a morte, "Uma serpente peçonhenta, que tem um veneno bem poderoso, ela trás bastante perigo, não se deve fazer nada, porque o veneno é bastante agressivo, age no sistema nervoso central, a pessoa deve ir imediatamente para um hospital", alerta o biólogo Itamar Martins.
No caso de uma picada de escorpião, Cobo explica o perigo, "O veneno do escorpião não é potente o suficiente para matar um humano em condições normais, se alguém tomar uma picada, isso não representa uma ameaça, se tomar várias ou ter algum tipo de debilitação, ai fica mais perigoso", ressalta.
A médica veterinária Daniela Bittencourt, alerta para alguns cuidados básicos de prevenção, "A cobra é atraída, geralmente em períodos noturnos, então bater a cama antes de dormir, verificar e estar sempre atento, fazer uma barreira mecânica, colocando alguma coisa para proteger embaixo das portas, telas nos ralos e nas janelas, não deixar berço e cama encostados na parede, manter a casa sempre limpa", destaca a doutora.
Outros cuidados destacados por especialista é: - Manter sempre o mato limpo ao redor da casa, principalmente em terrenos e quintais; - Manter a casa limpa, não deixar lixo e entulho no local; - Ao calçar sapatos e vestir roupas e roupas de cama, dar uma batida antes; - Usar botas e luvas se for entrar em áreas verdes.
Em casos de aparecimento e persistência destes animais, deve ser acionado o corpo de bombeiros, através do telefone de emergência 193, ou pode também ser denunciado através do CAS (controle de animais sinantrópicos) pelo telefone (12) 3635-4091.
COMENTÁRIOS
Camile Giovanelli Romanatto
Na casa da minha mãe já apareceram 2 falsas corais, a primeira conseguimos capturar viva e levamos na sede do controle no CTI, a segunda era maior e acabou sendo machucada e morreu.
Ahhh, tive aula com o Cobo, nossa excelente professor da UNITAU, morro de saudades de suas aulas. Ele é fera, viu!!!!
Publicado em: 31/01/2013 16:34:00
COMENTE TAMBÉM
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
  |
|