NOTÍCIAS
Bloco da Chiquinha - Conheça sua história
Conheça a história do bloco que este ano homenageia seu grande fundador, Salvião
|
Notícia publicada em: 11/02/2013 13:59:00 |
Foto: Acervo Bloco da Chiquinha
Seu nome, por vezes é associado ao famoso programa de TV "Chaves", principalmente por crianças, mas o que muitos não sabem, é que a verdadeira história do nome do famoso "Bloco da Chiquinha" é uma homenagem a uma importante figura histórica de Quiririm.
"O Bloco da Chiquinha traz um forte apelo cultural, o nome do bloco é uma homenagem a "Dona Chiquinha de Mattos", que era uma professora conhecida por ser uma mulher caridosa e de coração muito bom, esposa do Coronel Marcondes de Mattos, os dois eram donos das terras de Quiririm e fizeram parte da história da cidade e do Distrito", explica Marina Gheler, uma das organizadoras do bloco.
O bloco, fundado em fevereiro de 2007, surgiu através de conversas da divertida roda de amigos do fundador, "Salvião", que entre umas e outras faziam a festa nos bares de Quiririm.
Logo no começo, devido a sua popularidade, Salvio conseguiu reunir mais de 100 pessoas em seu primeiro ano, "Apesar de um começo entre amigos, o bloco contou com a venda de camisetas, muita cerveja e o lendário caminhão de som do Salvião, um mercedes antigo improvisado, mas que impressionou pela qualidade de som com grande banda se equilibrando entre as notas da querida marchinha e os enfeites criativos", relembra Gheler.
O Bloco da Chiquinha foi o primeiro bloco de Quiririm a se registrar na Prefeitura de Taubaté. Também conhecido como o bloco da "fartura" e organização, o objetivo é diversão, "O bloco tem o propósito apenas de divertir a população, sem fins lucrativos, o convite é a diversão da família podendo assim reunir os amigos com carnaval de qualidade", garante Marina.
Com o refrão, "Das veis, das veis, nos beija outra veis, das veis, das veis, eu beijo outra veis", o trio elétrico do bloco da Chiquinha anima seus seguidores, que hoje passam de 2 mil, "Uma coisa muito curiosa, é que pegamos algumas frases do meu pai (Salvio), que falava com frequência, do nada, eram frases de costume dele, e colocamos algumas em nossa marchinha", conta Marina, explicando um pouco da letra da famosa marchinha.
O Bloco da Chiquinha sai pelo Distrito na segunda-feira de carnaval, e uma de suas marcantes características é trazer para as ruas os famosos bonecões que as crianças tanto gostam, "Os organizadores não economizam nos detalhes para animar todo seu público", ressalta Marina Gheler.
Em 2012 o bloco da Chiquinha sofreu uma grande perda, seu grande fundador Salvião faleceu, e neste ano, será homenagiado por sua esposa Clarice e suas filhas Marina e Fernanda Gheler, que com muita força não deixaram a tradição se acabar e mantiveram viva a história do bloco da Chiquinha e a memória de seu pai.
"Ele será homenageado nesta edição que trará muita emoção para todos que o conheciam, sem perder a alegria, como era o desejo deste grande ícone do Distrito", informa Marina, que destaca o ano de 2012 como o mais especial, "Foi no ano passado (2012) que conseguimos um caminhão para o trio elétrico que assemelha-se aos grandes caminhões de carnavais tradicionais da cidade, onde a data possui expressividade, e foi o último ano que o fundador passou, Salvio chorava muito ao ver aquele caminhão enorme e um púbico imenso atrás. Foi uma despedida dele, já que seu falecimento se veio 20 dias depois da saída do bloco", recorda Marina.
O Bloco da Chiquinha sai pelo Distrito na segunda-feira, 11 de fevereiro. A concentração para quem adquiriu a camiseta do bloco será realizada as 16:00h no salão paroquial de Quiririm.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
  |
|