NOTÍCIAS
Vigilância Epidemiológica alerta para cuidados contra o sarampo
O sarampo é uma doença potencialmente grave e pode matar pessoas que não foram imunizadas
|
Notícia publicada em: 17/03/2013 20:37:00 |
O PAMO de Quiririm é um dos locais em que é realizada a vacinação
A Vigilância Epidemiológica de Taubaté convoca as pessoas para prestarem atenção aos sintomas suspeitos de sarampo. O alerta vem antecipar que a população procure atualizar sua situação vacinal, é importante efetuar a imunização antes do período de férias, em que há grande circulação e deslocamento de pessoas e propicia o transporte do vírus.
O sarampo é uma doença viral altamente transmissível, é uma doença infectocontagiosa provocada por um Morbilivírus e transmitida por secreções das vias respiratórias, como gotículas eliminadas pelo espirro ou pela tosse. Os principais sintomas são manchas avermelhadas na pele, febre, tosse, mal-estar, conjuntivite, coriza, dores no corpo, perda do apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.
O agravamento da doença se dá com a inflamação no ouvido, pneumonia e encefalite.
O tratamento tem objetivo básico de aliviar os sintomas, com indicação de repouso, ingestão de líquido, alimentação leve, limpeza dos olhos com água morna e uso de antitérmicos para baixar a febre. Em alguns casos, há necessidade de tratamento para o aumento de imunidade.
A vacina tríplice viral, usada na prevenção contra o sarampo, protege também contra rubéola e caxumba. No calendário básico de vacinação a primeira dose é aplicada aos 12 meses de idade e a segunda entre 4 e 6 anos. Para quem nunca se imunizou e possui entre 7 e 19 anos, a recomendação é que recebam duas doses com intervalo de 30 dias. As pessoas entre 20 e 50 anos não vacinadas devem receber ao menos uma dose.
O sarampo é uma doença potencialmente grave e pode matar pessoas que não foram imunizadas. Gestantes infectadas podem sofrer aborto ou parto prematuro. Como a vacina contra o sarampo é constituída de vírus vivos atenuados, não pode ser aplicada em gestantes e pessoas portadoras do vírus HIV.
O Horário de vacinação nos PAMOS é das 08h00 às 10h30 é das 13h00 às 15h30. Confira os locais que realizam a imunização no Distrito de Quiririm e região: Quiririm - Rua João Botossi, 150 Bonfim - Rua Juta Fabril, 29
Novo Horizonte - Avenida Francisco Monteiro, 45 Santa Teresa - Rua Antônio S. Lobo, 1364
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
|