Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Apaixonada por história, moradora de Quiririm doa documento inédito
Celina Saes, tinha em sua posse atestado de óbito de Viscondessa da cidade
Notícia publicada em: 12/09/2013 13:01:00
Celina Saes entrega o documento inédito para o Coordenador Mauro Castilho - Foto: Acervo Mauro Castilho
Celina Saes entrega o documento inédito para o Coordenador Mauro Castilho - Foto: Acervo Mauro Castilho

O Quiririm, que abriga o museu da imigração italiana, guarda riquezas históricas da chegada dos italianos distrito, mas, desta vez foi diferente. A moradora de Quiririm, Celina Saes, apaixonada por história, doou um documento inédito ao CDPH (Centro de Documentação e Pesquisa Histórica da UNITAU), trata-se do atestado de óbito da Viscondessa do Tremembé.

Maria Belmira de França Monteiro, baronesa e viscondessa, foi casada com José Francisco Monteiro, o visconde do Tremembé, liderança política e econômica de Taubaté da segunda metade do século XIX e primeira década do XX. A viscondessa residia em um solar até hoje existente na cidade, atualmente de propriedade da UNITAU, local do arquivamento do referido atestado.

O curioso é que este documento praticamente bateu à porta de Celina, "No início do séc. XXI me telefonaram dizendo que tinha documentos de pesquisa no meu portão, quando fui ver eram na verdade atestados de óbito dos anos de 1900 a 1949, meio século. Me interessaram muito pois adoro pesquisar os italianos e outros", conta Celina.

O Professor Doutor Mauro Castilho é coordenador do CDPH, e recebeu o documento, que segundo ele é de grande valia, "É uma tipologia documental relacionada a arquivos privados, pessoais, fonte considerada pela historiografia e arquivística como essencial para compreender a dinâmica do cotidiano de determinadas épocas e contextos", explica Castilho.

Celina faz este tipo de pesquisa desde 1994 e segundo ela, esperou o momento certo para fazer a doação, "Doei esta semana, exatamente para o Solar da Viscondessa, lugar exato onde ela morreu. Luto por isto desde sempre, eu fico satisfeita em encontrar algo inédito para engrandecer a nossa história de Taubaté e Região Metropolitana. Estou imensamente feliz", disse a dentista aposentada.

O documento foi acondicionado em papel apropriado para sua preservação e digitalizado. Está exposto para visitação em uma cristaleira que reúne peças relacionadas à família e ao Solar da Viscondessa do Tremembé.

Visitação:

O solar da Viscondessa do Tremembé fica na Rua XV de Novembro, 996 - Praça Dr. Monteiro, em Taubaté, e está aberto de 2ª a 6ª feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Aos sábados o funcionamento é das 8h às 12h. Interessados em fazer contato podem enviar e-mail para [email protected] ou acessar o site http://cdph.webnode.com.br/ .
Voltar   Subir
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados