Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Educação: A importância da música na vida das crianças
Saiba quais os benefícios encontrados ao introduzir a musicalização desde cedo na vida dos pequenos
Notícia publicada em: 05/11/2013 21:29:00
A professora Ana Lúcia junto de uma de suas alunas durante apresentação musical - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News
A professora Ana Lúcia junto de uma de suas alunas durante apresentação musical - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Quando se fala em aprender a tocar algum instrumento musical, não se imagina a mudança que isso pode trazer para a vida de uma pessoa. Concentração, disciplina e socialização, são alguns dos benefícios da música na vida das crianças.

De acordo com a professora de música Ana Lúcia Taino, a musicalização pode ser introduzida na vida da criança desde cedo, "Dependendo da idade, de quatro a cinco anos, a gente encaminha para a musicalização, que é introduzir a música na vida dela, a criança vai trabalhar ritmo, começar a ter contato com as figuras musicais, com a linguagem da música, tudo dentro da idade da criança", afirma a professora, que tem uma escola de música em Quiririm, "Tudo que a criança usa na pré-escola ela vai ter aqui, mas tudo no universo da música, a gente usa muitos jogos, pintura, como ela fica dentro da escola ela tem contato um pouquinho com cada coisa,  a partir daí ela vai estar definindo o que ela tem mais afinidade". 

O que os psicólogos dizem:

Até mesmo a psicologia explica como funciona o aprendizado infantil e a contribuição da música na vida das crianças, "Durante a infância o cérebro humano é mais maleável devido a alguns fatores, os efeitos da aprendizagem são maiores que em qualquer outra fase da vida, como foi comprovado em pesquisas", explica o psicólogo Vagner Ricardo Manoel, "Quando pensamos em música na infância, devemos considerar que o desenvolvimento auditivo ocorre no período entre o nascimento e o décimo aniversário, as distinções entre alturas, timbres e intensidades se tornam mais refinadas. É também nesta época que as crianças desenvolvem suas preferências musicais", ressalta. 

Já os benefícios variam, "Eu acho que no sentido geral, social, a criança que tem contato com a música se torna menos tímida, a música socializa a criança, a criança que aprende música se torna mais fácil de se lidar, ela acalma, relaxa, a concentração melhora muito, isso tudo provado pelas mães", conta Ana Lúcia, "Como sugerem diversos estudiosos, as práticas musicais das crianças e dos adultos são relevantes porque auxiliam no desenvolvimento auditivo, motor, cognitivo e social, além de ajudar a fortalecer as ligações afetivas nas famílias", pondera o psicólogo Vagner.

Piano, teclado, bateria, guitarra, violão, contrabaixo, canto, musicalização infantil, viola, flauta e cavaquinho, são várias as opções que os pais encontram quando decidem matricular seus filhos em uma escola de música, "É difícil indicar um instrumento direto para a criança, a flauta é muito usada para musicalizar, é um instrumento mais fácil da criança ter o contato, ela já vai aprendendo as notinhas, mas isso não é no geral, violão é o mais procurado, acho que pela facilidade de comprar", conta Ana Lúcia, que tem em sua escola cerca de 150 alunos. 

Na escola Oficina da Música, as aulas acontecem uma vez por semana, pelo período de uma hora, mas a professora destaca a importância do acompanhamento dos pais, "É essencial os pais acompanharem, sentar do lado e ficar junto, fazer um horário todo dia, incentivar o filho a treinar o instrumento, apoiar, mesmo que não entenda para ajudar, não é só o pai colocar na escola, tem que incentivar, a criança tem que estudar em casa com gosto, com prazer, tem que ser gostoso", diz Ana Lúcia.

O tempo de aprendizado varia de aluno para aluno, e uma das táticas utilizadas por Ana Lúcia na escola Oficina da Música é realizar apresentações, onde os alunos treinam bastante para mostrar aos pais, parentes e amigos o que aprendeu, "A música é muito extensa, agora um ano é mais ou menos o que a gente dá para a pessoa tocar alguma coisa, no mínimo um ano para começar a render alguma coisa. A apresentação é mais um método para incentivar, são duas apresentações por ano, é muito importante porque é onde a gente incentiva, eles sobem no palco, se sentem músicos, você vê os olhinhos deles brilhando", finaliza a professora.
Voltar   Subir
COMENTÁRIOS
JOSÉ DE ARIMATHEA CAMPOS
Interessante esta reportagem. Mostra a importância da musicalização na formação da criança. Temos participado dos recitais da Escola Oficina da Música e testemunhamos o efeito extraordinário, desde a criança até o adulto, que a apresentação ao público exerce no emocional e na auto estima dos alunos. Isso sem falar no orgulho que transparece nos olhos e semblante de pais, parentes e amigos dos iniciantes e nos já iniciados na arte musical. Parabéns a todos.
Publicado em: 06/11/2013 22:55:00

COMENTE TAMBÉM
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados