NOTÍCIAS
Prefeitura de Taubaté realiza levantamento de larvas de Dengue
Agentes de combate à dengue visitaram algumas casas em Quiririm na tarde desta sexta-feira (10)
|
Notícia publicada em: 10/01/2014 17:56:00 |
Agentes de combate ao mosquito da Dengue visitando casa em Quiririm - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News
A Prefeitura de Taubaté, em suas atividades de rotina de combate à Dengue, realiza até o próximo dia 17 de janeiro, mais uma Análise de Densidade Larvária (ADL).
A análise é feita por amostragem e detecta qual região do município apresenta maior infestação de larvas do mosquito Aedes aegypti. Os dados possibilitam a intensificação do combate ao inseto nas áreas da cidade nesse período de chuvas e altas temperaturas.
O estudo é coordenado pela Vigilância Epidemiológica do município e desenvolvido pelos agentes do Controle de Animais Sinantrópicos (CAS).
Nos dois últimos levantamentos, que ocorreram em julho e em outubro de 2013, a área que apresentou maior densidade larvária é a que compreende os bairros: Independência, Jardim das Nações, Santa Luzia, Jabuticabeira, Jardim Humaitá, Bom Conselho e Centro.
Durante as visitas, o maior número de larvas foi encontrado em recipientes móveis como garrafas, pratos, pneus, vasos e brinquedos.
A doença:
A Dengue é uma doença viral transmitida pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti contaminada.
Os principais sintomas são: febre, dor nas juntas, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, dor muscular, manchas avermelhadas pelo corpo e falta de apetite.
Os sinais de alerta que podem surgir a partir do terceiro dia da doença: vômitos intensos, sangramento, manchas na pele, fezes escuras, dor de barriga, pele fria e pálida, tontura e agitação.
A orientação nesses casos é procurar atendimento médico para os exames que identificam a doença. Em casa é recomendado o repouso, ingestão de líquido, alimentação rica em frutas e não se medicar sem consultar o médico.
A Dengue não tem vacina e por isso é preciso combater vigiando os espaços urbanos todos os dias para não criar o mosquito. Sem mosquito não tem Dengue, pois a doença não se transmite de outra forma que não a picada da fêmea de Aedes aegypti.
Em Quiririm:
Agentes de combate à dengue visitaram algumas casas em Quiririm na tarde desta sexta-feira (10), para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti.
Saiba 8 passos para evitar a Dengue:
- Não deixar água parada;
- Não deixar recipientes acumularem água no quintal (pneus, garrafas, latas e outros);
- Jogar fora materiais em desuso em seu quintal;
- As plantas não devem permanecer em recipientes com água;
- Não deixar o vaso sanitário desativado com a tampa aberta;
- Trocar a água do seu animal de estimação diariamente e lavar a vasilha;
- Manter a piscina clorada e coberta;
- Manter a caixa de água tampada.
A Dengue é uma doença que pode ser grave e levar até a morte.
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
|
|