NOTÍCIAS
Mantendo a tradição famílias fixam quadros históricos fora de casa
Descendentes de italianos lutam para manter viva a história da colônia italiana de Quiririm
|
Notícia publicada em: 14/01/2014 15:50:00 |
Cantina Indiani foi a primeira a colocar o quadro da família exposta do lado de fora - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News
A faxada de algumas casas vêem chamando a atenção de quem passa por algumas ruas do distrito de Quiririm. Conhecido por ser uma colônia e um pólo gastronômico da culinária italiana, algumas famílias descendentes de italianos resolveram pendurar quadros com o nome e foto da família de imigrantes que vieram para o Brasil no lado de fora de suas casas.
"Sou apaixonada por fotos antigas e ainda mais das famílias do Quiririm, o meu sonho é que todas as famílias coloquem as suas fotos. Só na rua do meio (Av. Cel Marcondes de Mattos), são umas 12 fotos. Eu já percebi, os carros param para ver as fotos, saem da padaria e ficam a olhar as fotos da parede", conta Rosana Indiani, que é proprietária da Cantina Indiani, que se destaca por ter em seu interior cerca de 570 fotos de famílias italianas que viveram em Quiririm.
Atualmente são quatro casas e duas famílias que adotaram a ação, além da Cantina Indiani, a residência da família Valério também exibe na parte de fora de seu casarão a foto da família.
"A importância desse trabalho está em manter a nossa história, as pessoas vão morrendo e levando consigo registros importantes. Muitas pessoas gostam disso e a prova de que isso daria certo eu tenho aqui em casa, as pessoas param até de carro para olharem a foto na frente da casa e perguntam sobre a história", disse a advogada Preta Valério.
Casarão dos Valério exibe ao lado das janelas o quadro familiar
Completando 83 anos, o escritor e historiador de Quiririm, Sr. José Indiani, conhecido como Zé I, recebeu de suas filhas de presente de aniversário, a foto do Sobrado dos Indiani, que hoje abriga o Museu da Imigração Italiana de Quiririm.
Filha de seu Zé I., Maria Fátima Indiani Crozariol também aderiu e colocou o quadro de sua família na frente de sua casa em Quiririm, "Esse quadro para mim representa o orgulho de saber que descendo de pessoas corajosas e trabalhadoras. Seria ótimo se outras famílias também colocassem em suas casas, além de ficar bonito é um modo de divulgarmos a história das famílias do "nosso" Quiririm", afirmou Fátima.
Sobrado dos Indiani, hoje abriga o Museu da Imigração de Quiririm
O presente parece ter agradado o Sr. José Indiani, que há muitos anos guarda com carinho registros da chegada dos italianos em Quiririm, assunto este que o fez escrever o livro "Os italianos em Quiririm e minhas memórias".
"A família me presenteia com um quadro na parede, eu não posso querer mais nada, tudo isso é bom demais, agora vou receber mais gente do que já vem aqui para saber das histórias. É um dia de muita alegria", disse o Sr. Zé I.
Dona Nely, Fátima, Rosana e Sr. José Indiani ao lado do presente
Ajuda:
Há alguns anos à frente da festa da imigração italiana de Quiririm, Preta Valério acredita que com a ajuda da prefeitura, o distrito poderia explorar melhor o lado turístico, "É um trabalho árduo, e se torna mais difícil ainda, por nos depararmos com dirigentes (Prefeitos), que também não tem essa responsabilidade e comprometimento, pois se o poder público nos ajudasse, a coisa seria mais fácil", cobrou a advogada.
Quadro da família Angelo Valério de 1926 Segundo ela, já levantou dados e realizou pesquisas para que todas as famílias pudessem colocar seus quadros com informações pertinentes em suas casas, "Ainda na gestão do Peixoto, eu imaginei colocar na frente das casas, não só a foto da família, como também a história da casa. Buscando realizar essa pesquisa, por dois meses visitei religiosamente as famílias, conversei com a Lucia da Prefeitura e ela me garantiu que a Prefeitura arcaria com essa despesa. Depois de todo material coletado enviei para a Lucia, mas como todo poder público é o que é, estou esperando até agora", revindica Preta.
Partindo de uma ideia comum entre alguns moradores do distrito, a iniciativa de colocar os quadros na parte de fora de residências e comércios, começou com Rosana Indiani, e vem atraindo a atenção de visitantes e pode agora se tornar um diferencial nas ruas de Quirrim, resgatando ainda mais a característica de Colônia Italiana, "Esse é o nosso objetivo, ficar com cara de Colônia", afirma Rosana.
COMENTÁRIOS
patricia Canavezzi
olá bom dia me chamo Patricia , moro em Jacarei Sp,sou filha do Tonico , sou Neta do João canavezzi e bisneta do sr Antonio Canavezzi ou Tonico como ele era chamado, queria pedir que se possivel me enviasse uma copia da foto que está na porta da casa da Preta valério , pois meu biso e meu avô estão nelas ....e também gostaria de ter uma foto do brasão da minha Familia , abraços Patricia
Publicado em: 16/02/2014 09:53:00
COMENTE TAMBÉM
|
|
O que você procura? |
|
REDES SOCIAIS
|
|
|