Acadêmicos do Bonfim homenageiam pai de prefeito Ortiz Junior
Escola entra na avenida com samba-enredo polêmico: José Bernardo Ortiz - Um carioca 100% Taubateano
Notícia publicada em:19/02/2014 13:56:00
Presidente da Acadêmicos do Bonfim, Betinho - Foto: Douglas Castilho - Quiririm News
A escola de samba Acadêmicos do Bonfim, do bairro do Bonfim, em Taubaté, está chamando a atenção na cidade pelo tema polêmico escolhido por seu presidente Alberto Cândido, o Betinho.
Para o carnaval 2014, Betinho resolveu homenagear o Sr. José Bernardo Ortiz, pai de Ortiz Junior, prefeito de Taubaté.
Com o tema "José Bernardo Ortiz - Um carioca 100% Taubateano", a escola pretende entrar na avenida e conquistar os foliões.
O presidente da escola de samba Acadêmicos do Bonfim, Betinho, se diz um fã do ex-prefeito de Taubaté e diz que a homenagem na avenida não tem nada haver com política.
"Ele veio para Taubaté e foi o que é, ele não é santo mas é um homem que não teve um igual em Taubaté. Ele se reelegeu por 3 vezes, não teve ninguém que fez mais obra do que ele. Ele elegeu 4 prefeitos, Salvador Khuriyeh, Antônio Mario, Roberto Peixoto e Ortiz Junior. Gostem ou não gostem, o fato é esse, ele é o rei da política em Taubaté", disse Betinho.
Ainda segundo o presidente da escola de samba, a escolha do tema não foi baseado apenas no fato de José Bernardo Ortiz ser um político lendário, mas também por residir no bairro do Bonfim. O pai de Ortiz Junior irá desfilar na avenida em carro alegórico, que será o último da escola, "Ele autorizou e gostou, essa homenagem em quanto é vivo é uma coisa, depois que morrer tem só que orar. Não estamos preocupados se vamos ser primeiro ou último colocado, só temos 2 anos (de escola). Não espero ser campeão por estar falando do pai do prefeito, só quero deixar gravado a Acadêmicos do Bonfim e uma lenda imortal que é Bernardo Ortiz", explica Betinho.
André Ferreira é jornalista e morador do Bonfim, para ele a escolha do tema é polêmica e pode dividir o público, "É polêmica, pois existem admiradores e existem críticos do trabalho do homenageado. Só acho que qualquer escola de samba não deveria fazer esse tipo de homenagem em vida, pois acaba por ser uma propaganda forte e eficiente em cima de um nome", comenta o jornalista.
Centro de outra polêmica no meio do ano passado, Betinho, que também foi organizador da festa do nordestino no bairro do Bonfim, teve a festa cancelada dias antes do início da mesma e disse que foi perseguido politicamente.
Na ocasião, uma polêmica com banners de divulgação da festa que incluíram o nome do prefeito Ortiz Junior como administração foi fiscalizado por vereadores e a festa acabou sendo adiada.