Quiririm News
HOME PAGENotícias Agenda Colunas Imagens Gastronomia Pontos Turísticos Histórico Contato
 
 

NOTÍCIAS

Bloco da Chiquinha - Conheça sua história
Conheça a história do bloco que este ano tem como tema a copa do mundo
Notícia publicada em: 03/03/2014 14:52:00
Foto: Acervo Bloco da Chiquinha
Foto: Acervo Bloco da Chiquinha

Seu nome, por vezes é associado ao famoso programa de TV "Chaves", principalmente por crianças, mas o que muitos não sabem, é que a verdadeira história do nome do famoso "Bloco da Chiquinha" é uma homenagem a uma importante figura histórica de Quiririm.

"O Bloco da Chiquinha traz um forte apelo cultural, o nome do bloco é uma homenagem a "Dona Chiquinha de Mattos", que era uma professora conhecida por ser uma mulher caridosa e de coração muito bom, esposa do Coronel Marcondes de Mattos, os dois eram donos das terras de Quiririm e fizeram parte da história da cidade e do Distrito", explica Marina Gheler, uma das organizadoras do bloco.

O bloco, fundado em fevereiro de 2007, surgiu através de conversas da divertida roda de amigos do fundador, "Salvião", que entre umas e outras faziam a festa nos bares de Quiririm.

Logo no começo, devido a sua popularidade, Salvio conseguiu reunir mais de 100 pessoas em seu primeiro ano, "Apesar de um começo entre amigos, o bloco contou com a venda de camisetas, muita cerveja e o lendário caminhão de som do Salvião, um mercedes antigo improvisado, mas que impressionou pela qualidade de som com grande banda se equilibrando entre as notas da querida marchinha e os enfeites criativos", relembra Gheler.

O Bloco da Chiquinha foi o primeiro bloco de Quiririm a se registrar na Prefeitura de Taubaté. Também conhecido como o bloco da "fartura" e organização, o objetivo é diversão, "O bloco tem o propósito apenas de divertir a população, sem fins lucrativos, o convite é a diversão da família podendo assim reunir os amigos com carnaval de qualidade", garante Marina.

Com o refrão, "Das veis, das veis, nos beija outra veis, das veis, das veis, eu beijo outra veis", o trio elétrico do bloco da Chiquinha anima seus seguidores, que hoje passam de 2 mil, "Uma coisa muito curiosa, é que pegamos algumas frases do meu pai (Salvio), que falava com frequência, do nada, eram frases de costume dele, e colocamos algumas em nossa marchinha", conta Marina, explicando um pouco da letra da famosa marchinha.

O Bloco da Chiquinha sai pelo Distrito na segunda-feira de carnaval, e uma de suas marcantes características é trazer para as ruas os famosos bonecões que as crianças tanto gostam, "Os organizadores não economizam nos detalhes para animar todo seu público", ressalta Marina Gheler.

O Bloco da Chiquinha sai pelo Distrito na segunda-feira, 3 de março. A concentração para quem adquiriu a camiseta do bloco será realizada as 16:00h no salão paroquial de Quiririm.
Voltar   Subir
SEJA O PRIMEIRO A COMENTAR
Nome*
E-mail*
Cidade*
Comentário*

     
O que você procura?
REDES SOCIAIS
Twitter - Siga o perfilFacebook - Fique amigoAmigo
 
 
Sobre Nós|Privacidade|Termos de Uso|Anuncie © Copyright 2017 - Todos os Direitos Reservados