Fábio Scarenzi em meio ao livro duplo - Foto: Acervo Fábio Scarenzi

Considerado o primeiro livro infantil brasileiro, a obra centenária – A menina do Narizinho Arrebitado – do escritor Monteiro Lobato, foi republicado com seu conteúdo original pela lobatóloga do Rio de Janeiro Mônica Martins, em comemoração ao centenário da obra e que nessa nova roupagem conta com ilustrações do artista plástico de Quiririm, Fábio Scarenzi.

Fábio contribuiu com dez ilustrações, “É um projeto incrível, para mim foi um prazer ilustrar esse que é o primeiro livro infantil brasileiro, um livro ilustrado, o que não era comum na época aqui no Brasil. Até então eram todos livros adaptados e o Lobato trouxe essa nacionalidade para a nossa literatura. É ali que tudo começa”, conta o artista plástico que ressalta, “É um livro divertido, duplo, com a participação de 22 ilustradores”.



 

Mônica Martins explica que a Moma editora pensou em um livro ainda mais divertido, com dupla face, no qual, possibilita um diálogo entre o texto e a ilustração original com a correção ortográfica regulamentada em 2009″.

Fábio Scarenzi fez a doação do livro para o Museu Histórico Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato em Taubaté-SP

 

“Essa obra foi a célula inicial de toda a saga do Sítio do Picapau Amarelo. Agora, como a obra de Monteiro Lobato está em domínio público, muita gente está se achando no direito e no dever de reescrever Lobato, suprindo ou reescrevendo coisas que acham que não deviam estar ali, personagens inclusive. Estão mexendo tanto nos originais de Lobato que de repente as próximas gerações vão ler coisas como sendo de lobato, sem ser. Meu intuito como estudiosa de literatura infantil é tentar republicar as primeiras edições de tudo o que ele fez para que nunca se perca essa célula que originou todo o resto”, explica Mônica Martins.

A obra relançada pela editora Moma de “A menina do narizinho arrebitado” tem em cada exemplar, de um lado o texto centenário com novas ilustrações e, do outro, o texto corrigido ortograficamente com as ilustrações de Voltolino.

O livro está a venda pela internet (clique aqui), e conta com 112 páginas.

Assista abaixo a explicação sobre o livro feita pelo artista plástico Fábio Scarenzi.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *