A Sargento Sara Mendes, SGT. Somera, SGT. Victória, SGT. Joyce e a SGT. Eduarda são as primeiras mulheres atuando como sargentos de carreira na manutenção das aeronaves militares do Brasil - Foto: Quiririm News

Na manhã dessa sexta-feira (29), o Comando de Aviação do Exército (CAvEx), formou pela primeira vez mulheres de carreira atuando como sargentos na manutenção das aeronaves militares. Com a formatura do Curso de Sargentos de 2019, cinco mulheres de um grupo de vinte e um alunos entram para a história como a primeira turma do sexo feminino especialistas na manutenção de aeronaves do Exército brasileiro.
A Sargento Sara Mendes, SGT. Somera, SGT. Victória, SGT. Joyce e a SGT. Eduarda, após dois anos de treinamentos intensos, o grupo recebeu o quepe de sargento do Exército em uma cerimônia de formatura marcada por muito simbolismo e emoção. O evento foi realizado no hangar do Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx) em Taubaté-SP.

“É uma grande responsabilidade, não só para mim, mas para nós cinco. Quando a gente abraçou essa carreira, a nossa intenção era realmente abrir as portas para que novas mulheres possam entrar nessa carreira combatente e entrar na Aviação do Exército e serem mecânicas de voo.  Tudo o que nós desejamos agora é que tenhamos uma carreira brilhante aqui na Aviação”, conta a recém formada, 3º Sargento da Aviação do Exército, Eduarda.

General Aguiar parabeniza a nova 3º Sargento, Eduarda – Foto: Quiririm News

 

“É uma grande alegria o dia de hoje para a Aviação do Exército, entregar ao Brasil, 21 novos sargentos. Recebemos a primeira turma em que temos sargentos do sexo feminino se graduando e que a partir do ano que vem compõe tripulações junto dos nossos pilotos e sargentos mecânicos de voo, trazendo todo aquele toque de organização, de perseverança e persistência que a mulher tem. A Aviação do Exército que já é extremamente organizada, ganha muito com as mulheres sargentos de Aviação tripulando conosco em todos os rincões do nosso país”, disse o Comandante da Aviação do Exército, General Aguiar.

 

SGT. Eduarda – Foto: Quiririm News

 

Os 21 novos 3º Sargentos de Aviação e Manutenção do Exército – Foto: Quiririm News

 

O Curso de Formação de Sargentos é um dos caminhos pelos quais o Exército forma militares de carreira para suas fileiras.
Desde 1995, o CIAvEx ministra o curso de formação de Sargentos de Aviação de manutenção, entregando mecânicos de aeronaves às unidades da Aviação do Exercito. Atualmente a formação é dividida em dois períodos de instrução, sendo o primeiro ano sob coordenação da Escola de Sargentos das Armas (EsSA) e o segundo ano sob responsabilidade do CIAvEx.

“A mulher no Exército já é uma realidade. Há dois três anos o Exército estabeleceu que no Ensino Militar da linha bélica, ou seja, nos serviços combatentes do Exército, nós receberemos militares do sexo feminino de carreira. Dentre as oficiais, em três anos nós já poderemos ter alunas do curso de piloto de aeronave. Então as mulheres já são uma realidade no Exército”, afirma o General Aguiar.

Entre os 21 alunos promovidos na graduação de 3º sargento, entre eles as cinco mulheres, os novos sargentos vieram de quatro Estados brasileiros, 12 do Rio de Janeiro, 03 de São Paulo, 03 de Minas Gerais, 03 do Espírito Santo.

 

 

Confira outras notícias:

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *