Ícone do site Quiririm News

Centro de Operações Integradas (COI), inicia funcionamento em Taubaté

O Prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB), juntamente com secretários, vereadores, representantes das polícias civil e militar, estiveram reunidos no prédio da CTI em Taubaté, na manhã desta segunda-feira (30), para inaugurar o Centro de Operações Integrados, o COI.

O sistema vai operar 24h por dia e busca monitorar através de câmeras, pontos estratégicos da cidade que demonstram índices de criminalidade, para que assim, sob vigilância da PM e de agentes de Trânsito, possam coibir atos criminosos.



 

“O objetivo fundamental é diminuir a violência e a criminalidade, e inibir o tráfico de drogas, criar uma dificuldade a mais, e evidentemente outros serviços que podem ser otimizados com o monitoramento, como por exemplo o combate ao despejamento de entulho na cidade, o monitoramento permanente de vulnerabilidade da criança, adolescente, ou moradores de rua, e tem ainda a prevenção grande aos acidentes de trânsito, ou uma resposta rápida quando um acidente acontece”, explica o Prefeito Ortiz Junior.

Coronel PM Nikoluk e Prefeito Ortiz Junior inauguram Centro de Operações Integradas – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

 

O banco de imagens captadas pelo COI vai favorecer também as investigações realizadas pela Polícia Civil, “É fundamentalmente disponibilizar a Polícia Civil instrumentos para investigação criminal, são 100 câmeras e iniciamos com 95, 4 delas foram depredadas e um poste foi derrubado por traficantes, mas a gente em breve vai ter 100 pontos de monitoramentos 24h por dia, todos os dias da semana, com 360 graus de monitoramento gravado”, conclui o prefeito.

Para a Cel. da Polícia Militar Eliane Nikoluk, o funcionamento do COI é de grande ajuda não somente nas prisões, mas nas prevenções de possíveis delitos. “Quando a gente fala em segurança pública a gente tem que pensar que o combate ao crime tem que ser feito com muita persistência, inteligência e integração de esforços, e esse sistema faz exatamente isso, para a Polícia isso é uma ajuda muito grande, sem duvida, tanto na questão preventiva, quanto na questão investigativa”, afirma a Coronel.

Em Quiririm:

Quem chega a Quiririm pela sua principal via de acesso, a Avenida Cel. Marcondes de Mattos, percebe o novo poste com a câmera do COI, instalada em frente ao palco de eventos de Quiririm, na Praça Mercedes Ponzoni.

 

Muitos motoristas que utilizam serviços como banco, restaurantes, entre outros na Avenida, fazem da Praça um local para estacionar seus carros. Com a câmera em funcionamento, o prefeito deixa claro que agentes de trânsito também podem utilizar do novo recurso para monitorar infratores do trânsito, já que no local é proibido estacionar.

“Esta é uma das funções deste monitoramento, por isso os agentes de trânsito participam aqui da central. É evitar que a gente tenha obstrução na passagem de veículos, obstrução na passagem de pedestre, estacionamento sobre praças e enfim, além do cerco eletrônico a gente tem aqui a possibilidade do monitoramento com os agentes de trânsito e agir, e fazer, evidentemente uma ação imediata”, ressalta Ortiz Junior.

Confira abaixo as Ruas com câmeras instaladas:

 

Sair da versão mobile