COI inicia trabalhos com 95 das 100 câmeras que são esperadas em funcionamento - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

O Prefeito de Taubaté Ortiz Junior (PSDB), juntamente com secretários, vereadores, representantes das polícias civil e militar, estiveram reunidos no prédio da CTI em Taubaté, na manhã desta segunda-feira (30), para inaugurar o Centro de Operações Integrados, o COI.

O sistema vai operar 24h por dia e busca monitorar através de câmeras, pontos estratégicos da cidade que demonstram índices de criminalidade, para que assim, sob vigilância da PM e de agentes de Trânsito, possam coibir atos criminosos.



 

“O objetivo fundamental é diminuir a violência e a criminalidade, e inibir o tráfico de drogas, criar uma dificuldade a mais, e evidentemente outros serviços que podem ser otimizados com o monitoramento, como por exemplo o combate ao despejamento de entulho na cidade, o monitoramento permanente de vulnerabilidade da criança, adolescente, ou moradores de rua, e tem ainda a prevenção grande aos acidentes de trânsito, ou uma resposta rápida quando um acidente acontece”, explica o Prefeito Ortiz Junior.

Coronel PM Nikoluk e Prefeito Ortiz Junior inauguram Centro de Operações Integradas - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Coronel PM Nikoluk e Prefeito Ortiz Junior inauguram Centro de Operações Integradas – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

 

O banco de imagens captadas pelo COI vai favorecer também as investigações realizadas pela Polícia Civil, “É fundamentalmente disponibilizar a Polícia Civil instrumentos para investigação criminal, são 100 câmeras e iniciamos com 95, 4 delas foram depredadas e um poste foi derrubado por traficantes, mas a gente em breve vai ter 100 pontos de monitoramentos 24h por dia, todos os dias da semana, com 360 graus de monitoramento gravado”, conclui o prefeito.

Para a Cel. da Polícia Militar Eliane Nikoluk, o funcionamento do COI é de grande ajuda não somente nas prisões, mas nas prevenções de possíveis delitos. “Quando a gente fala em segurança pública a gente tem que pensar que o combate ao crime tem que ser feito com muita persistência, inteligência e integração de esforços, e esse sistema faz exatamente isso, para a Polícia isso é uma ajuda muito grande, sem duvida, tanto na questão preventiva, quanto na questão investigativa”, afirma a Coronel.

Em Quiririm:

Quem chega a Quiririm pela sua principal via de acesso, a Avenida Cel. Marcondes de Mattos, percebe o novo poste com a câmera do COI, instalada em frente ao palco de eventos de Quiririm, na Praça Mercedes Ponzoni.

 cameraQuiririm-292x410

Muitos motoristas que utilizam serviços como banco, restaurantes, entre outros na Avenida, fazem da Praça um local para estacionar seus carros. Com a câmera em funcionamento, o prefeito deixa claro que agentes de trânsito também podem utilizar do novo recurso para monitorar infratores do trânsito, já que no local é proibido estacionar.

“Esta é uma das funções deste monitoramento, por isso os agentes de trânsito participam aqui da central. É evitar que a gente tenha obstrução na passagem de veículos, obstrução na passagem de pedestre, estacionamento sobre praças e enfim, além do cerco eletrônico a gente tem aqui a possibilidade do monitoramento com os agentes de trânsito e agir, e fazer, evidentemente uma ação imediata”, ressalta Ortiz Junior.

Confira abaixo as Ruas com câmeras instaladas:

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Centro de Operações Integradas (COI), inicia funcionamento em Taubaté”

  1. wagner luiz leite

    boa tarde o meus pertences foi furtado dentro do meu veiculo, objetos furtados: uma caixa celada, tampão traseiro e um radio toca cd e pendrive, entre os dias 17 a 19 nas proximidades da rua antonio teotonio, bairro chacara silvestre cidade taubate, gostaria de obter as filmagens da câmeras das proximidades, como eu posso elaborar ou para quem fazer o pedido para conceder as filmagens.
    agradecendo desde ja aguardando resposta.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *