Calçada corre o risco de desabar - Foto: Quiririm News

As frequentes chuvas que atingem a região de Taubaté causaram um desmoronamento de terra na margem do córrego que corta o bairro Santa Tereza no período da noite último dia 31 de janeiro.

No local do desmoronamento, que fica na Rua Benedito Ângelo Tuan, existe uma praça com uma academia ao ar livre que é frequentada por adultos e crianças e teve de ser interditado para evitar acidentes.



 

A Defesa Civil de Taubaté realizou a delimitação da área de risco e sinalizou com cones barril e fitas isolando o local. No córrego uma grande quantidade de vegetação somada a lixo dispensado irregularmente nas águas, dificultam o fluxo natural do córrego.

Apesar do lixo e da grande quantidade de vegetação no córrego, a Defesa Civil avaliou como pouco provável o risco de transbordamento do córrego.

Lixo e vegetação se misturam e formam uma barreira – Foto: Quiririm News


O que diz a Prefeitura:

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Taubaté informou que as equipes de limpeza concluíram a parte da retirada do mato e a que a Secretaria de Obras incluiu no cronograma de ações os trabalhos para solucionar o problema de erosão e desabamento da margem. O prazo informado para a execução dos trabalhos é dentro dos próximos 60 dias.

A Defesa Civil de Taubaté segue monitorando o local, qualquer situação de anormalidade munícipe pode entrar em contato através do telefone 199.

Pluviômetro:

A Defesa Civil de Taubaté  informou também que realiza diariamente o monitoramento dos índices de chuvas no município através de pluviômetros instalados em 5 localidades diferentes na cidade. De acordo com os dados do pluviômetro da região do Quiririm, um dia antes do desmoronamento, no domingo dia 30/01, choveu 18,00mm.

O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas, que é avaliada em milímetros (mm). A partir do levantamento dos índices de volume das chuvas em conjunto com outras informações, como previsões meteorológicas e vistorias de campo é possível realizar o planejamento e adoção de medidas antecipadas à deflagração de eventos adversos.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *