Na manhã deste sábado, dia 26 de novembro, Quiririm recebeu o 3º Passeio Ciclístico Histórico Cultural, evento realizado pela Società 30 di Aprile, associação cultural que visa manter e resgatar as tradições italianas trazidas por imigrantes italianos ao Quiririm.
Durante o passeio, que durou aproximadamente duas horas, ao som de tarantela italiana, famílias, jovens e crianças pedalaram pelo Distrito e conheceram pontos turísticos como a Igreja Matriz e a Igrejinha (Capela de N.S. Aparecida) que possuem mais de 100 anos, puderam observar a vista da várzea e da Serra da Mantiqueira do alto do belvedere (mirante), conhecer o campo do E.C. Quiririm, time amador tradicional de mais de 90 anos, além da parte rural, onde se encontra a bica do sapo, a caixa d`água da antiga estação ferroviária, até chegar ao Museu da Imigração Italiana, que contém rico acervo histórico da chegada dos italianos.
Em cada ponto turístico, José Pistilli, membro da Società 30 di Aprile, em breves textos com fotos, ilustrou a história local com um panorama do que era antes para o que se tornou atualmente. Este ano, o trajeto do passeio se modificou e levou os visitantes até a casa do Sr. José Indiani, escritor, divulgador e guardião da história dos imigrantes italianos em Quiririm. José Indiani, conhecido como Zé I., faleceu na última quarta-feira, 22.
O Passeio Ciclístico Histórico Cultural de Quiririm acontece anualmente, no fim de novembro e conta com o apoio cultural do Portal Quiririm News.
Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News
Dilson J Gadioli
Impossivel não elogiar esta iniciativa da Societá 30 di Aprile. Foi um passeio super prazeiroso com pessoas que fazem parte da nossa historia.
Agradecimentos aos abnegados promotores desta linda ação.