Museu da Imigração Italiana de Quiririm continua em funcionamento- Foto: Quiririm News

O Circolo Italiano Di Taubaté encaminhou um pedido para a Prefeitura Municipal da cidade, afim de devolver as chaves do Museu da Imigração Italiana de Quiririm, que atualmente também funciona como sede do Circolo Italiano.

No dia 27 de junho de 2011, o Circolo Italiano di Taubaté recebeu as chaves do Casarão dos Indiani através de Lei de Concessão nº 4231/2009, realizada pela Prefeitura Municipal de Taubaté e, desde então, é responsável pela gestão das atividades no Museu da Imigração Italiana e Museu da Agricultura, ambos no Distrito de Quiririm.



 
porta

Porta de entrada do Sobrado dos Indiani – Foto: Quiririm News

“Estamos ainda em negociação com a Prefeitura, esperando uma resposta deles sobre a entrega da concessão do prédio do museu. Mas o Circolo vai continuar, nem que seja em outra sede, iremos manter nosso CNPJ”, explica Rosana Indiani, Presidente do Circolo Italiano di Taubaté.

Em contato com a Secretária de Turismo e Cultura, Martha Serra, ela disse ter o conhecimento do assunto e analisa a situação, “O Circolo me deixou uma carta, se colocando a disposição para devolver o patrimônio e a gestão do museu. Eu tive reunião com o prefeito e ele já foi comunicado à respeito disso, e agora vamos analisar com o jurídico para definir isso”, explicou Martha.

Apesar das negociações, a secretária de turismo e cultura garantiu que o museu não corre o risco de fechar, “Não existe essa possibilidade de fechar. Já temos algumas instituições interessadas na gestão, a “Societá 30 di Aprile”, que demostrou interesse, e também o pessoal da Associação Cultural Quiririm e o Instituto Sapucaia. Vamos conversar com as pessoas de interesse e elaborar um termo de sessão de uso para que, quem assuma tenha mais liberdade na ações”.

Atualmente a prefeitura mantém um funcionário para limpeza, um estagiário e paga as contas de água e luz do Museu. O Museu da Imigração Italiana de Quiririm, fica na Av. Líbero Indiani, 550, Distrito de Quiririm, Taubaté-SP.

museu

Museu da Imigração Italiana de Quiririm – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *