O aleitamento materno deve ser o único alimento da criança ate seis meses de vida. Após essa idade, é necessário a introdução de outros para garantir um aporte nutricional adequado.

Quando a criança começar a experimentar outros sabores, aos seis meses, os responsáveis por ela devem sempre oferecer alimentos in natura, principalmente da época.



 

Evite oferecer para as crianças alimentos industrializados (sucos, refrigerantes, linguiça, salsicha, presunto, biscoitos recheados, salgadinhos, balas, chicletes) esses alimentos são ricos em açúcares, sódio, gorduras saturadas e aditivos químicos que só prejudicarão o desenvolvimento da criança e colaboram para o aparecimento de doenças não transmissíveis (obesidade, diabetes, dislipidemia(colesterol e triglicérides), hipertensão).

Dê preferência a alimentos saudáveis e naturais como frutas, hortaliças, sucos naturais, bolos caseiros, pães integrais, arroz integral, carnes magras (bovina, frango, peixe) e ovos.

Infelizmente a obesidade infantil está aumentando em nosso país. Isso está ocorrendo principalmente pela má qualidade da alimentação e o sedentarismo.

Com a correria do dia a dia é muito pratico e cômodo passar em uma rede de “fast food” e comprar o almoço ou jantar ou então entrar no supermercado e comprar aquilo que é pratico para fazer, os alimentos que são industrializados. Porém, os pais esquecem que esse tipo de alimento é rico em calorias, sódio, gorduras saturadas e trans e aditivos químicos e que na verdade não estão nutrindo os filhos, mas sim colaborando para o aparecimento das doenças não transmissíveis.

No consultório atendo crianças que estão apresentando obesidade, altos índices de colesterol e triglicérides, resistência a insulina (pré diabetes), hipertensão com 07 anos de idade ou até mesmo antes disso. Quando pergunto como é a alimentação da criança fica bem claro o porquê dela estar com os exames laboratoriais tão ruins, o hábito alimentar da casa é péssimo!

Por isso, sempre deixo bem claro que quem tem que mudar “Não é a criança, mas sim a casa, porque a casa que está doente”

Pais dêem exemplos aos seus filhos de como se alimentar corretamente, se vocês tiverem bons hábitos alimentares com certeza seu filho também terá!

Agora, uma receita que toda criança adora:

Hambúrguer com tomate 

Ingredientes:

500g de carne moída magra (patinho, acém, alcatra, músculo)

1 colher (sopa) tempero caseiro (alho, cebola, cheiro verde e sal)

1 colher (sopa) azeite

2 colheres (sopa) cebola picada

4 tomates picados em cubos pequenos

2 dentes de alho amassados

1 colher (sopa) manjericão fresco picado

Sal á gosto 

Modo de preparo:

Em uma tigela, misture a carne moída com os temperos caseiros. Modele os hambúrgueres, e leve-os para grelhar. Reserve em local aquecido. Em uma panela, doure  cebola  e  alho num fio de  azeite. Junte o tomate e o sal e cozinhe em fogo baixo por cerca de 10 minutos, ou até os tomates ficarem macios. Misture o manjericão e sirva sobre os hambúrgueres.

Entre em contato com Denise Borges através do e-mail: [email protected] .

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *