Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté - Foto: Quiririm News

A noite da última sexta-feira, 03 de março, foi marcada com música clássica e homenagem a mulheres que ao longo da vida se destacaram e contribuíram para o Distrito de Quiririm.

Em evento realizado pela Secretaria de Cultura de Taubaté em conjunto com a Societá 30 di Aprile, Associação que cultiva as tradições italianas e culturais de Quiririm, o Museu da Imigração Italiana se tornou palco para a apresentação da Orquestra Sinfônica Jovem da cidade e das entregas dos diplomas em homenagem ao dia das mulheres.



 

Ao todo, quinze mulheres receberam a homenagem pelo Dia Internacional da Mulher, que é comemorado anualmente no dia oito de março. Maria Rosa Pistili, que dirigiu por muitos anos a escola estadual de Quiririm, atualmente fomenta a cultura junto da Societá 30 di Aprile, foi uma das homenageadas.

“Eu estou muito emocionada e feliz de poder ver e contribuir nesse evento maravilhoso, com essa orquestra linda de Taubaté, e com a lotação esgotada aqui do Museu. Todo mundo está maravilhado com o evento e eu muito mais”, disse Pistili.

Maria Luiza Ferreira Gadioli, empreendedora, também foi uma das homenageadas da noite e dedicou seu diploma a família, “Eu estou muito orgulhosa, graças ao meu marido que sempre me ajudou e aos meus filhos, nós somos uma equipe, nunca foi só eu, ninguém vence sozinho. Foi um dia muito lindo e eu estou muito feliz e agradeço a oportunidade de estar aqui”.

Andréa e Luiza Gadioli – Foto: Quiririm News

Acompanhando a solenidade, Andréa Gadioli destacou o tino empresarial e de liderança de da mãe, “A homenagem para a minha mãe é muito pelo lado empreendedor dela, apesar dela não ser descendente de italianos, ela é uma pessoa que incorporou Quiririm e a  sua “italianeidade”, muitas vezes mais do que eu mesma. Tudo que ela pega ela faz com paixão. Quando você vai pensar a minha mãe já resolveu, isso é líder”, conta orgulhosa Andréa Gadioli.

Presente no evento, o Secretário de Cultura Marcio Carneiro por vezes se emocionou com os discursos e com a orquestra e saiu do evento contente com o resultado.

“Foi tudo um sucesso pleno, desde a orquestra até o público, foi o início de uma nova era. Nós temos propostas para Quiririm. O Quiririm faz parte do elo cultural de Taubaté e brasileiro, então é preciso dar um pouco mais de importância. Fiquei muito emocionado, um público maravilhoso envolvido em amor”, conclui o Secretário de Cultura Marcio Carneiro.

Emocionado, Secretário de Cultura Marcio Carneiro fala ao público ao lado de Rosa Pistili – Foto: Quiririm News

Finalizando a noite, a Orquestra Sinfônica Jovem de Taubaté realizou a estreia mundial da obra “Arquitetos de um novo mundo – Nova ordem”, composta por Alexey Kjrkdjian especialmente para a orquestra da cidade.

“Essa composição representa muito para o cenário musical da cidade, valoriza a orquestra, valoriza os jovens que estão entrando nesse mercado musical, eu compus pensando neles. E sempre que pesquisarem sobre essa obra, vai constar que a estreia mundial foi feita aqui, em Quiririm”, ressalta o maestro regente Alexey Kurkdjian.

Confira a lista completa das homenageadas da noite:

  • Maria L. Taino Coutinho
  • Maria Conceição Sávio
  • Zenaide Alvarenga Sarraipo
  • Maria B. de Castro Silva
  • Telma Magalhães B. Alvarenga
  • Maria Benedita Sarraipo
  • Renata M. Pistili Eberhard
  • Luiza Gadioli
  • Maria Rosa Pistili
  • Lucia A. Canavezi Valério
  • Maria Zélia Indiani
  • Irene Ap. Oliveira
  • Marilha Ferreira
  • Ellen Pestili
  • Carmen Ligia Chiaradia

Galeria de fotos:

Clique aqui e veja a galeria de fotos do evento

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *