Rua principal de Quiririm enfeitada com bandeirolas - Foto: Quiririm News

O Distrito de Quiririm amanheceu mais colorido nessa quarta-feira 27 de abril. Decorado com as cores da bandeira italiana para receber 33ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm que tem por objetivo homenagear o imigrantes do país europeu que há mais de 130 anos, chegaram ao Brasil e criaram a colônia em Quiririm.

Com um misto de sentimentos, a moradora de Quiririm Maria Clara Borges, descendente dos imigrantes italianos e que participa da festa de Quiririm desde que nasceu, fala da sensação ao ver as ruas enfeitadas novamente após dois anos de festa virtual sem a presença de público devido a pandemia da Covid-19.



 

“Quando acordei e vi a rua da minha casa toda enfeitada, com as bandeirinhas no alto e as barracas na rua, tive aquela sensação de sentir meu coração aquecido que só quem é de Quiririm vai entender. Depois de 2 anos vivendo na desesperança que o Covid nos causou, pude respirar em paz e a minha ficha finalmente caiu, de que o momento agora é de alívio! Saber que finalmente podemos continuar cultivando a tradição de realizar nossa festa novamente me deixa muito feliz”, disse.

Fotos mostram Maria Clara Borges quando criança e nos dias atuais durante a Festa Italiana de Quiririm – Foto: Acervo familiar

 

Para muitos moradores, esse retorno da festa italiana é um marco na retomada da vida mais próxima do normal após o início da pandemia.

Para essa edição da festa, a organização do evento definiu como tema central da festa e do desfile da imigração italiana a frase “recomeçar, sim isso é possível”, fazendo um paralelo com o desafio de enfrentar um mundo novo em meio a pandemia da Covid-19 e com o desafio de viver em um novo país, como fizeram os italianos no Brasil.

A abertura oficial da festa se inicia às 19h30 dessa quarta-feira, onde organizadores e autoridades participam da solenidade e em seguida acontece o concurso da Rainha e Princesas da festa. Após a eleição da Rainha e princesas, acontece o primeiro show principal dos 5 dias de evento, com a cantora Luiza Monteiro e a banda Mistura Itália.

Os visitantes podem também prestigiar a culinária típica italiana espalhada por cerca das 26 barracas espalhadas pelas principais ruas do Distrito que contam com diversos tipos de massas italianas.

A 33ª Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm vai até domingo, dia 1º de maio quando se encerra a festa e acontece o Desfile da Imigração Italiana.

Confira a programação completa – Clique Aqui!

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *