Foto: Ilustrativa / Créditos: Quiririm News

A vereadora Pollyana Gama (PPS) questionou o Prefeito de Taubaté sobre a possibilidade de implantar um Plano Municipal de Segurança Pública.

Segundo ela, a segurança tem sido apontada pela população “como um tópico que requer atenção e investimento, com vistas a combater a criminalidade e, por consequência, reduzir o sentimento de insegurança e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos”, alega a vereadora.



 

A segurança pública não é somente uma questão de polícia, “mas sim um problema que, para ser combatido, deve existir um esforço conjunto das esferas federal, estadual e municipal, e destas com a comunidade”, considerou a parlamentar, requerendo uma gestão pública integrada “em que o trabalho seja voltado ao desenvolvimento de políticas de prevenção à criminalidade”.

Pollyana informou que conheceu ações na área em Vitória (ES), buscando sugestões para diminuir a ocorrência de crimes, onde, além da Guarda Municipal, existe o Plano Municipal de Segurança Cidadã. Lá, houve uma redução de 48% dos casos de homicídios; em 2013 os moradores de rua totalizavam 700 pessoas, atualmente existem de 90 a 120 pessoas nessa condição.

Reunião:

A parlamentar se reuniu com a comandante da PM na Região Metropolitana do Vale, coronel Eliane Nikoluk, que abordou situações de Taubaté e região sobre a violência.

Segundo a militar, os “índices relevantes” de homicídios na região se devem à localização (eixo Rio-São Paulo), crescimento não planejado das cidades à margem da rodovia, divisa com estados importantes, como Rio de Janeiro e Minas Gerais, entre outros.

Pollyana citou que, para minimizar a situação, a comandante acredita que o caminho seja a integração de todos os órgãos de segurança, no intuito de concentrar esforços em favor das prioridades. “Uma das iniciativas que o município pode desenvolver na esfera da segurança pública e, por consequência, no desenvolvimento de políticas de prevenção ao crime, é a elaboração de um Plano de Segurança”, concluiu.

Leia também:

Tenente da PM e Diretor de Segurança de Taubaté comentam onda de crimes

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *