Familiares acendem velas e prestam homenagens a familiares - Fotos: Douglas Castilho/Quiririm News

O cemitério municipal de Quiririm, que no ano passado recebeu aproximadamente 10 mil visitantes, viu neste ano de 2014 o número de homenagens diminuir no dia de Finados, que acontece neste domingo, 02 de novembro.

Entretanto, muitas pessoas enfrentaram o sol forte e foram até o jazigo de familiares para prestar homenagens e participar da missa realizada na capela dentro do cemitério, “Significa muito, meus pais e meus irmãos estão aqui, então eu estou aqui todo ano e assisto a missa, a gente faz uma forcinha”, disse Zilda Alves Lopes.



 

Entre visitantes, uma missa celebrada pelo pároco de Quiririm foi realizada às 15h, onde fiéis colocaram seus familiares mortos em oração, “No dia de hoje a igreja reza por todos os fiéis que já partiram para a eternidade na esperança da ressurreição, quando a gente celebra a missa, não é a missa dos mortos, a missa é sempre a celebração da vida, e dentro desta celebração da vida nós acreditamos na ressurreição, por isso nós acreditamos que todos estes irmãos que partiram se encontrarão definitivamente na presença de Deus, por isso esse dia é dedicado pela igreja aos fiéis defuntos”, explica o pároco Padre Celso.

Duas missas foram celebradas na capela do cemitério - Fotos: Douglas Castilho/Quiririm News

Duas missas foram celebradas na capela do cemitério – Fotos: Douglas Castilho/Quiririm News

Muitas barracas com flores e velas foram montadas na frente do cemitério, o que junto dos muitos carros estacionados, pediu a atenção redobrada dos motoristas que passaram pelas ruas ao entorno do cemitério. Para os comerciantes, o movimento menor do que o ano passado, ao lado da forte seca no Estado de São Paulo, afetou um pouco nas vendas.

“Eu achei o movimento menor do que o ano passado, o preço está quase a mesma coisa, mas tem menos flor por causa da seca”, conta a comerciante Mariana Souza.

O dia todo foi de missa em  várias comunidades da paróquia Nossa Senhora Conceição, na parte da noite as celebrações continuam às 18h, na igreja Matriz, em Quiririm, às 19h30 na comunidade de Santo Agostinho no Cecap e também às 19h30 na comunidade São Judas Tadeu no bairro do Bonfim.

teste

Fiéis se esconderam do sol debaixo de árvores e até guarda-sol – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

 

Carros e barracas em frente ao cemitério municipal do Quiririm - Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Carros e barracas em frente ao cemitério municipal do Quiririm – Foto: Douglas Castilho/Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *