A Prefeitura de Taubaté em comunicado à imprensa, declarou nesta terça-feira, 20, que o município está em situação de emergência e alerta epidemiológico, caracterizado pela epidemia de dengue e adota medidas para conter a proliferação do mosquito “Aedes aegypti”.

De acordo com a nota, a medida se justifica pelo elevado número de quadros clínicos de dengue informados à Vigilância Epidemiológica Municipal, registrados nos serviços de saúde, públicos e privados.



 

Dois óbitos em decorrência da doença foram registrados na cidade desde o início do ano. Outras duas mortes estão sendo analisadas e seguem como suspeitas.

As mortes confirmadas por Dengue foram de um homem de 76 anos, com comorbidades, morador do centro da cidade, além de um mulher, de 89 anos, com comorbidades, moradora do bairro Quinta das Frutas. Ambos os óbitos ocorridos em fevereiro.

Situação de emergência:

A situação de emergência autoriza medidas administrativas por parte da prefeitura para fins de combate à epidemia, como a aquisição de insumos e materiais, contratação de serviços necessários para o controle da doença, bem como todos os órgãos da administração direta ou indireta devem promover ações em apoio às atividades de combate à dengue.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, até o momento foram emitidas 3.225 notificações e, destas, 1.733 foram confirmadas como positivas para dengue. Ao todo 36 taubateanos estão internados em decorrência da dengue.

Hospital de campanha:

Na quarta-feira, 21, a Secretaria de Saúde de Taubaté inicia um novo fluxo na Urgência e Emergência para atendimento à população.

A unidade do Pronto-Socorro passa a atuar como Hospital de Campanha para atendimento às arboviroses, sendo referência para casos suspeitos e positivos dos vírus da dengue, chikunguya e zika para maiores de 12 anos de idade.

Casos não sintomáticos de dengue serão encaminhados para as UPAs San Marino, Santa Helena e Cecap.

Para crianças até 11 anos, as unidades disponíveis são as UPAs Cecap, San Marino e Santa Helena, além do Pronto-Socorro Infantil do Hospital Municipal Universitário de Taubaté.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *