Larva do mosquito "Aedes aegypti" - Foto: Quiririm News

A Secretaria de Saúde de Taubaté, divulgou na última quinta-feira, dia 1⁰ de fevereiro, a Análise de Densidade Larvária (ADL), que verifica os índices de infestação de larvas do mosquito “Aedes Aegypti”, o transmissor da dengue, no mês de janeiro.

Durante a ADL foram coletados amostras em 6.000 imóveis escolhidos aleatoriamente em dez regiões da cidade, uma média de 600 imóveis por região.



 

Os resultados obtidos através do “Índice Breteau” (IB), aponta um valor numérico que define a quantidade de insetos em fase de desenvolvimento encontrados nos locais vistoriados e permite saber em quais regiões da cidade há maior risco de transmissão da dengue, além da zika, chikungunya e febre amarela.

Também são verificados os tipos de recipientes em que as larvas foram encontradas.

Dados apresentados:

A ADL atingiu 3.2 pontos no IB, ou seja, foram encontrados 3,2 recipientes com larvas do mosquito “Aedes aegypti” a cada 200 imóveis pesquisados. De acordo com a Prefeitura de Taubaté, em comparação com anos anteriores, no mesmo período, o resultado foi: 4.8 em 2019; 4.5 em 2020; 4.5 em 2021; 6.2 em 2022 e 5.7 em 2023.

Apesar do índice estar abaixo do registrado no mesmo período do ano passado, o índice acende sinal de alerta, já que de acordo com dado do Ministério da Saúde, o índice de tranquilidade é 1,0 ou menos. Acima do nível de 1,5 há risco de epidemia.

Somente no período de 01 a 29 de janeiro de 2024, a Secretaria de Saúde emitiu 1.393 notificações de casos de dengue e destas, foram registrados 556 casos positivos da doença na cidade, um aumento de 2.780% em comparação ao mesmo mês no ano passado. Aponta dados preliminares da Secretaria de Saúde de Taubaté enviado ao Portal Quiririm News.

Bairros com maior índice larvário:

A região em que mais larvas foram encontradas (5.7) compreende os bairros do Belém, Cidade de Deus, Campos Elíseos, Jardim Paulista e Monte Belo. Outra região que apresentou quantidade significativa de larvas (5.03), corresponde aos bairros Jardim Ana Emília, parte da Vila São José, parte da região central e da Vila São Carlos.

Bairros com maior número de pessoas infectadas:

A região com mais pessoas infectadas pela dengue abrange os bairros Bonfim, Quiririm, Novo Horizonte, Cecap, Chácara Flórida e Santa Tereza, que correspondem à área 4 e apresentou ADL 2.37.

Principais recipientes com criadouros:

Os recipientes em que mais foram encontradas larvas foram: vasos e pratinhos de plantas, baldes e regadores, pneus, ralos externos, entulho de construção e outros.

Multas:

A Prefeitura de Taubaté vai multar os donos de imóveis que não permitirem a entrada dos agentes de combate à dengue. A multa é de R$ 1.287,90, mas o valor pode dobrar em caso de reincidência.

Em decreto publicado em 23 de janeiro de 2024, a administração autoriza que os agentes de controle de vetores e de endemias possam multar os moradores que não permitam a entrada de agentes credenciados para realização de inspeção nos imóveis.

A medida prevê também que os agentes ingressem, sem permissão dos proprietários, em quintais, jardins e locais externos de imóveis abandonados. Os moradores também poderão ser multados em caso de existência de focos ou criadores.

A Prefeitura ainda informa que os valores arrecadados com as multas serão destinados ao Fundo Municipal de Saúde.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *