Imagem ilustrativa

Em reunião realizada neste domingo (17), a Gerência-Geral de Medicamentos da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso emergencial no Brasil, da vacina Coronavac produzida pelo Instituto Butantan com o laboratório chinês Sinovac, e a AstraZeneca, desenvolvida pela Universidade de Oxford com a Fiocruz.

Estas são as duas primeiras vacinas de combate à COVID-19 aprovados no país.

A preferência é de que as vacinas sejam usadas em programas de saúde pública e, inicialmente, destinado para imunização de pessoas de grupos de risco como indígenas, idosos, quilombolas e profissionais de saúde.

O Governo do Estado informou em nota que a primeira pessoa a ser vacinada com a vacina do Instituto Butantan, é a enfermeira do hospital Emilio Ribas, Mônica Calazans de 54 anos, moradora de Itaquera e que atua na linha de frente contra a Covid-19.

 

Imagem reprodução / Facebook/ Governo do Estado de São Paulo

 

Ela foi vacinada por Jéssica Pires de Camargo, 30 anos, enfermeira de Controle de Doenças e Mestre de Saúde Coletiva pela Santa Casa de São Paulo.

A enfermeira recebeu ainda, do Governador João Doria, um selo simbólico com os dizeres “Estou vacinado pelo Butantan” e uma pulseira com a frase “Eu me vacinei”.

Na sequência, outros profissionais de saúde serão vacinados. Uma coletiva de imprensa, juntamente com o Governador e demais convidados, como médicos e cientistas será concedida.

“Dia histórico para ciência brasileira. A Anvisa acaba de aprovar por maioria o uso emergencial da Vacina do Butantan. Vitória da ciência. Vitória da vida. Vitória do Brasil”, disse em suas redes sociais o governador de São Paulo, João Doria.

Veja abaixo a linha do tempo da análise das vacinas:

Arte: Divulgação/Anvisa

Arte: Divulgação/Anvisa

 

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *