Caixas de medição das quadras da Cecap 1 em Taubaté - Foto: Yuri Najdorf

Moradores da Cecap 1 em Taubaté, foram comunicados na última semana, pela empresa EDP, de corte no fornecimento de energia elétrica para as casas cuja as caixas ou cabines de leitura de energia elétrica não fossem reformadas. A empresa, através do comunicado, deu o prazo de um mês para que os moradores realizem a reforma.

Imediatamente, moradores da Cecap 1 indignados, reclamaram nas redes sociais, alegando não saber realizar a reforma e por acreditarem não ser de responsabilidade dos moradores a tal reforma, já que as caixas ou cabines, são conjuntas e externas.

De acordo com os moradores, o problema é antigo, e as cabines já possuem mais de 30 anos, e a ação do tempo e depredações são os principais responsáveis pela deterioração. “Todas as quadras possuem essas caixas, elas passam fios de telefone e de energia, o medidor de luz é externo igual condomínio, lá acaba virando depósito de lixo, bichos, drogas, tem até vespeiro”, disse Audie Freitas, morador há 30 anos da quadra “Q”, que visitou a Bandeirante e solicitou uma reunião com responsáveis.

Foto: Yuri Najdorf

Caixa de medição enferrujada, com fios expostos e mato alto – Foto: Yuri Najdorf

Em entrevista ao Portal Quiririm News, o vereador Digão (PSDB), afirmou que o corte de energia não vai acontecer, “Foi suspenso o corte de energia, marcamos uma reunião com o Tchesco (Gerente Geral do CDHU), e vamos falar com o Alexandre Magno (Secretário de Serviços Urbanos), para ver a questão dos quadros, vai ter que fazer uma coisa entre os três órgãos”, garante o parlamentar, que conversou com Marcos Scarpa, Assessor da Diretoria da Bandeirante e ressalta, “Estamos partindo para verificar parceiros junto do Estado, a Secretaria de habitação, para ver se consegue. Como foi feito na época pelo CDHU, vamos ver se conseguimos uma verba”, explica Digão.

O vereador disse ainda que a última opção é que os moradores arquem com as despesas, mas que essa opção ainda não foi descartada. A intenção é formar um grupo para discutir com os moradores sobre as medidas e ações a serem tomadas.

O outro lado:

Em nota enviada pela manhã ao Portal Quiririm News, a EDP, distribuidora de energia elétrica do Alto Tietê, Vale do Paraíba e Litoral Norte, informa que  é de responsabilidade do consumidor, após o ponto de entrega, manter a adequação técnica e a segurança das instalações internas da unidade consumidora, conforme artigo 166, da resolução normativa 414/2010, da Agência Nacional de Energia Elétrica, órgão regulador do setor.

Ainda em nota,  a concessionária esclarece que fez vistoria no conjunto habitacional, e por questão de segurança, os clientes foram comunicados sobre a possível suspensão do fornecimento de energia até a regularização dos equipamentos. A distribuidora orienta que o reparo da caixa de medição seja realizado somente por pessoa/empresa especializada.

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