Arte: Divulgação / Eve Air Mobility

A Embraer e a Eve Air Mobility anunciaram na manhã dessa quinta-feira 20 de julho, que a primeira fábrica de eVTOL (Veículos Elétricos Voadores) será na cidade de Taubaté-SP. Mais especificamente, a área que abrigará a fábrica dos chamados “carros voadores” será instalada dentro da fábrica da Embraer, situada no Distrito Industrial do Piracanguaguá, próximo ao bairro Santa Tereza e Quiririm.

Um comunicado publicado no site da ‘Eve Air Mobility’ (clique aqui) , informa que a fábrica da Embraer em Taubaté será ampliada e a escolha da área é decorrente de sua localização estratégica com fácil acesso por duas rodovias, além da proximidade a uma ferrovia.



 

Outra vantagem destacada é a proximidade da região com a sede da Embraer em São José dos Campos e com a equipe de engenharia e recursos humanos da  ‘Eve’. Ainda de acordo com o comunicado, a localização facilita o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos produtivos, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa. Os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026 e ainda não há detalhes sobre contratações futuras para produção dos “carros voadores”.

“Quando começamos nossa busca por um local de fabricação para construir nosso ‘eVTOL’, queríamos imaginar como a aeronave poderia ser construída usando a mais recente tecnologia e processos de fabricação, juntamente com outros aspectos, como cadeia de suprimentos e logística”, disse Andre Stein, CO-CEO da ‘Eve’. “Nosso objetivo é oferecer produtos e serviços seguros e confiáveis ​​ao mercado e sermos altamente competitivos em eficiência de fabricação. A equipe recebeu a tarefa de projetar uma linha de montagem otimizada que prioriza segurança, qualidade, eficiência, produtividade e sustentabilidade” conclui.

 

Área da Embraer onde será instalada a fábrica de eVTOL, os "carros voadores"

Área da Embraer onde será instalada a fábrica de eVTOL, os “carros voadores” – Foto: Douglas Castilho / Quiririm News

 

“Esta decisão está alinhada com o nosso plano estratégico de crescimento, que é impulsionado pela inovação e sustentabilidade”, disse Francisco Gomes Neto, Presidente & CEO da Embraer. “Acreditamos no enorme potencial do mercado global de mobilidade aérea urbana e reforçamos nosso compromisso com a ‘Eve’ como um dos principais ‘players’ desse setor”.

Em maio de 2022, a ‘Eve’ anunciou uma parceria com a Porsche Consulting para definir a macroestratégia global de manufatura, cadeia de suprimentos e logística eVTOL da ‘Eve’. Desde então, as duas empresas trabalharam juntas para pesquisar conceitos avançados de fabricação e inovação e usaram seus conhecimentos aeronáuticos e automotivos combinados para projetar um conceito de industrialização para aeronaves eVTOL com base em alta segurança, qualidade, eficiência e foco no cliente.

Além da produção dos “carros voadores”, a empresa ‘Eve’ se concentra na criação de um portfólio abrangente de soluções agnósticas, incluindo um software exclusivo de gerenciamento de tráfego aéreo urbano (Urban ATM) para otimizar e dimensionar as operações de mobilidade aérea urbana em todo o mundo.

Imagem ilustrativa

 

Prefeitura de Taubaté:

Em comunicado a imprensa, a Prefeitura de Taubaté disse que “A implantação da fábrica representa um marco significativo para a indústria de transporte aéreo para a cidade. A escolha de Taubaté como local para este empreendimento comprova o compromisso do município com a inovação tecnológica e a busca por soluções de mobilidade mais sustentáveis e eficientes”.

Ainda de acordo com a Prefeitura de Taubaté, “A parceria com a Embraer demonstra a confiança no potencial de Taubaté como um polo de inovação e empreendedorismo. Essa iniciativa trará diversos benefícios para a cidade, como a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de uma maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional”.

A Prefeitura informou ainda que ofereceu uma área de aproximadamente 130.000 mil m2 ao lado da área da empresa Embraer, além de incentivos fiscais (IPTU e ISS).

Prefeito José Saud (MDB) em reunião com empresários da EVE – Foto: Divulgação Prefeitura de Taubaté

 

Carros Voadores:

Os Veículos Elétricos Voadores representam uma revolução no setor de transporte, abrindo novas possibilidades para deslocamentos urbanos, entrega de cargas, serviços de emergência e outras aplicações diversas. Além disso, a utilização de tecnologia elétrica pode significar uma redução nas emissões de carbono, alinhando-se com os esforços globais de combate às mudanças climáticas e à promoção de um futuro mais sustentável.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *