Autoridades posam para foto com protocolo de intenção assinado - Foto: Quiririm News

Em cerimônia realizada na tarde dessa sexta-feira dia 13 de maio, foi assinado o protocolo de intenção entre a Prefeitura de Taubaté e a empresa de tecnologia espacial Vaya Space, para a concessão de área pública para a implantação da indústria que desenvolve projetos de foguetes e satélites.

O evento contou com a presença do Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Paulo Alvim, além do Prefeito de Taubaté, José Saud, o Diretor de Novos Negócios para a América Latina da Vaya Space Brasil, Cristiano Pinto, do Presidente da Câmara de Taubaté, Paulo Miranda e ainda o ex-ministro, o astronauta Marcos Pontes, entre outras autoridades.



 

“A gente não percebe mas, diversos serviços satelitais estão no nosso dia a dia, e na pandemia eles ficaram muito importantes. Comércios eletrônicos cresceram, os pagamentos online, tudo isso em função dos serviços satelitais. A questão do Espaço no Brasil é questão de tomar uma decisão. Nós seremos computadores ou players nesse novo mercado”, avalia o Ministro que ressalta, “É importante dizer que a nova estratégia que temos no país para o setor espacial envolve lançamentos a partir da base de Alcântara, esforços para produzir satélites no país, e aqui na região, graças ao trabalho do INPE e colegas do ITA, alguns satélites nacionais já foram lançados nos últimos três anos. A vinda dessa empresa para cá vai contribuir grandemente, é uma valorização para a região, serão postos de trabalho que serão criados aqui, serão riquezas no território e novos impostos, ou seja, toda a comunidade vai se beneficiar com esses investimentos, além de dar uma visibilidade muito significativa para a cidade”, conclui Alvim.

Ministro Paulo Alvim e Prefeito de Taubaté José Saud – Foto: Quiririm News

 

De acordo com o Prefeito de Taubaté, José Saud, a nova indústria de tecnologia espacial deve influenciar na vinda de novas empresas menores e a idéia é que na área concedida a Vaya Space se transforme em um complexo tecnológico.

“Estamos com uma projeção de 200 a 250 empregos diretos, é lógico que é uma empresa de tecnologia e nós temos que ter formação para isso e é por isso que o HITT ( Hub de Inovação e Tecnologia de Taubaté),  entra nesse contexto, e estar trazendo essa formação junto com a Universidade de Taubaté o mais rápido possível. Colocamos eles (Vaya Space) numa área de 5.000 m², e eles vão usar 500 m², assim vamos separar outras áreas lá mesmo para que eles façam um complexo tecnológico e tragam outras industrias que vão trabalhar aquilo que eles precisam. A área fica ao lado do Cavex ( Comando de Aviação do Exército) que também tem a parte de segurança, já que isso também é de segurança nacional”, conta o Prefeito de Taubaté.

A norte-americana Vaya Space é uma empresa híbrida de propulsão de foguetes e SmallSat launch (pequenos satélites) que visa os avanços na fabricação de aditivos para redefinir o custo, o desempenho e a segurança do acesso ao espaço.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *