Acontece no dia 06 de dezembro, a partir das 17 horas no Museu da Imigração Italiana de Quiririm, o lançamento do livro “Escravidão Indígena no Vale do Paraíba: exploração e conquista dos sertões da Capitania de Nossa Sra. Da Conceição de Itanhaém – Século XVII” e bate-papo com a autora Kátia Rico. O evento é aberto ao público e gratuito.

Segundo a autora, toda a pesquisa foi focada na região do Vale do Paraíba, nos finais do século XVI e durante o século XVII, quando várias armações paulistas se dirigem para o Vale a procura de cativos indígenas como força de trabalho para suas fazendas em São Paulo e para as armações em busca de prospecção de minérios  na região dos sertões dos Cataguás ( hoje sul de Minas Gerais). A curiosidade em descobrir os relacionamentos entre indígenas do Vale do Paraíba com colonos e missionários levou a produção desta obra.



 

Pouco se sabe sobre quais tribos viviam na região valeparaibana, qual a sua origem, seus costumes; quem eram os colonos que se fixaram  com suas famílias no Vale, quem eram os missionários que faziam parte das armações de “caça ao índio”, de “ busca pelo ouro e prata na serra de Sabarabuçu”.

Durante o lançamento do livro, a cantora Yasmin Kartane fará uma participação especial. Haverá também a mostra Modelando Tradições com trabalhos dos alunos do curso ministrado pelo figureiro Eduardo Leisan e a Exposição Benedito: Fé, fazeres e devoção da artista plástica Maria Dalila.

O Museu da Imigração Italiana de Quiririm fica na Av. Líbero Indiani, 550. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (12) 3686-5494 / 9749-6978 .

 

 

Serviço:

Museu da Imigração Italiana de Quiririm

Av. Líbero Indiani, 550 Distrido de Quiririm Taubaté SP

Fone: (12) 3686-5494 / 99749-6978

Data: 06/12 a partir das 17h

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *