Macaco encontrado morto foi levado para análise - Foto: Prefeitura de Taubaté

Uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) de Taubaté recolheu na tarde do último domingo (25), um macaco da espécie sagui encontrado morto na região do Areão. Esta é a mesma região onde houve confirmação para o vírus da febre amarela em outro sagui encontrado morto em dezembro do ano passado.

As denúncias eram de dois animais, porém apenas um foi encontrado pelo CCZ. Amostras do animal foram coletadas na manhã desta segunda-feira, dia 26 de fevereiro, e serão encaminhadas para análise no Instituto Adolfo Lutz.



 

O bairro do Areão integra o corredor ecológico definido pela Secretaria de Saúde como região prioritária para a vacinação contra a febre amarela. A vacinação casa a casa no corredor foi concluída na última sexta-feira, dia 23.

De acordo com a prefeitura, o CAS (Controle de Animais Sinantrópicos) de Taubaté também vai promover nas imediações onde foi encontrado este último animal ações preventivas de bloqueio e nebulização.

Desde fevereiro do ano passado, foram encontrados 17 macacos mortos em Taubaté, com um registro positivo para febre amarela e três casos em análise. Os demais exames deram negativo. Do total de animais, 16 são da espécie sagui e apenas um bugio. Os macacos não transmitem o vírus da febre amarela.

Vacinação
O balanço divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que o município atingiu 82,05% de cobertura vacinal contra febre amarela, com 207.595 pessoas imunizadas desde o início da campanha em 25 de janeiro.

A meta estabelecida pela Secretaria de Estado da Saúde é de uma cobertura de 95%, o que representa 253 mil pessoas.

Do total registrado, foram 199.580 doses fracionadas e 8.015 doses padrão. A Campanha de Vacinação contra a Febre Amarela foi prorrogada e o novo prazo de encerramento é na próxima sexta-feira, dia 2 de março.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *