Mesmo com cadeado e grade, hidrômetro de Parque Municipal foi furtado - Foto: Quiririm News

O roubo de hidrômetros tem causado prejuízos a moradores, comerciantes e a equipamentos públicos de Quiririm, em Taubaté-SP. Na última semana, ao menos 8 locais, entre casas, comércios e até mesmo um parque municipal e um PAMO da prefeitura, foram alvo e tiveram seus equipamentos furtados.

Moradores da rua Líbero Indiani foram alvo da ação criminosa e cerca de quatro hidrômetros foram levados no dia 30 de setembro e mais um no dia 1º de outubro.



 

Na segunda-feira 4 de outubro, foram furtados do Parque Municipal de Quiririm e do PAMO (Posto Ambulatorial Médico e Odontológico), ambos situados na rua João Botossi, dois hidrômetros, além de mais duas torneiras do recém inaugurado Parcão, parque destinado a animais de estimação.

Nesta quinta-feira 7 de outubro, um comércio na Av. Esdras de Oliveira, também teve seu hidrômetro furtado. A composição do hidrômetro tem um percentual de cobre, metal considerado de maior valor e que pode ser revendido.

Torneiras foram arrancadas do Parcão de Quiririm – Foto: Enviada pelo leitor

“Infelizmente está sempre tendo algum tipo de furto aqui no bairro. Agora estão fazendo essa novidade de furto de hidrômetro. Com certeza é para vender o cobre que tem dentro. Infelizmente a gente não tem mais sossego. Eu que trabalho com banho e tosa (de animais de estimação), dependo da água para trabalhar, e atrapalhou bastante. Eu tive que remanejar todos os meus clientes”, lamenta a empresária, Luciana Sideris.

De acordo com a Sabesp, apenas nessa primeira semana de outubro, já instalou aproximadamente 20 novos hidrômetros em endereços localizados na região dos bairros Quiririm, Independência e Centro de Taubaté. E de acordo com os clientes, os equipamentos foram alvos de criminosos e furtados.

Prefeitura de Taubaté:

A Secretaria de Segurança Pública Municipal de Taubaté, informou em nota que está ciente do furto cometido no parque municipal de Quiririm, e que foram até o local e realizaram uma busca nos entornos do parque para encontrar o ladrão, mas não tiveram sucesso e ninguém foi detido. A Secretaria de Segurança informou ainda que realizou um boletim de ocorrência do fato/furto.

A Secretaria de Serviços Públicos informou também por nota que “Os dois hidrômetros que foram furtados do parque e do Pamo já foram recolocados e o abastecimento de água normalizado, sobre as torneiras será feito a solicitação para aquisição de novas para reposição, ainda sem uma data prevista”.

 

Polícia Militar:

Comandante da 1ª Companhia da Polícia Militar de Taubaté, companhia responsável pela segurança na região de Quiririm, o Tenente PM Veloso, falou com a reportagem e comentou sobre os casos.

“Cabe salientar que a Polícia Militar mantém o patrulhamento preventivo e ostensivo pelo bairro, temos a parceria do programa “Vizinhança Solidária”, ferramenta essa que auxilia e muito para informações que possa chegar à polícia, para se chegar nos indivíduos que estão efetuando os furtos de hidrômetros. É importante o registro via 190, caso o crime já ocorra com registro no distrito policial, para que se aja um inquérito na Polícia Civil, para se chegar nos indivíduos envolvidos nesse tipo de crime”.

O comandante respondeu ainda, o que a Polícia Militar pode fazer a curto prazo para coibir essa prática criminosa no bairro.

“O que a Polícia Militar pode e vai fazer, é, manter ainda mais o patrulhamento pelo Quiririm, no entanto, através do programa “Vizinhança Solidária”, uma ferramenta de suma importância, para trocarmos informações a respeito de indivíduos que possam estar no cometimento dos furtos de hidrômetros pelo bairro. Estamos sempre a disposição”, disse o Comandante Tenente PM Veloso.

SABESP:

A Sabesp informou por nota que “a substituição do equipamento é feita pela Companhia sem custo ao cliente quando é apresentado o registro do Boletim de ocorrência, tendo em vista que o mesmo é o responsável por zelar pelas condições de segurança do hidrômetro e cavalete instalados em seu endereço”.
A Sabesp atende pelos telefones 195 e 0800 055 0195 (ligação gratuita), pela Central de Atendimento, também pelo portal Sabesp (www.sabesp.com.br) e pelo aplicativo Sabesp Mobile, disponível nas lojas de aplicativos Android ou IOS.

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *