Grupos de Dança Típica de Quiririm

São cinco os grupos de dança típica italiana que representam Quiririm, cada um com seu diferencial. Tem aquele composto por crianças, composto por meninos e meninas, o mais tradicional, o mais recente, mas todos com o mesmo objetivo: manter viva a cultura italiana em Quiririm.

Conheça um pouco de cada um destes grupos:



 

Grupo Folclórico Italiano Santa Lucia

O grupo Santa Lucia é o mais tradicional do Distrito, assim como a Festa da Imigração Italiana, comemora neste ano de 2015, seu 26º aniversário.

Fundado em 1989, tudo começou a partir de uma comemoração, em uma brincadeira, onde seis meninas: Mi Chiaradia, Camila Lippi, Alessandra Pistilli, Carolla Mancastroppi, Giovana Valério e Juliana Valério Souza dançaram na Festa Italiana.

O grupo, que começou sem pretensão nenhuma foi crescendo e se tornou o primeiro grupo de tarantela de Quiririm. Hoje, o Santa Lucia, que se apresenta não só em Quiririm, mas também em São Paulo, Minas Gerais, entre outras cidades, conta com 11 músicas e é formado por 12 meninas de 14 a 26 anos.

Grupo Folclórico Italiano Santa Lucia Mirim

Seguindo os passos do Santa Lucia, o grupo Santa Lucia Mirim, surgiu em 2004 com a ideia de continuar a tradição e dar espaço para meninas de Quiririm que ainda não tinham idade para dançar em outros grupos.

O grupo, que já se apresentou em cidades do Vale do Paraíba, São Paulo, entre outras, é composto por 10 meninas de 10 a 13 anos e possui sete coreografias.

Piccola Tarantela

Em 1998 surgiu um novo grupo de dança formado por meninas de Quiririm, neste mesmo grupo, chamado Piccola Tarantela, um ano depois, em 1999, surgiu a ideia de Preta Valério e Dheminho Canavezzi de fazer um grupo misto, mesclando meninos e meninas.

O grupo é composto por 10 integrantes, 5 meninas e 5 meninos, que no palco formam casais e se apresentam em 10 músicas.

Em 2014 o Piccola completou 15 anos e vem, a cada ano construindo a sua história.

Mazzolin de Fiore

O Mazzolin de Fiore surgiu em 2005, também com o intuito de dar espaço a meninas que não possuíam faixa etária para dançar em outros grupos, mas em 2008 o grupo se desfez. Em 2012, o Mazzolin voltou, mas desta vez para acolher meninas que são consideradas filhas de coração de Quiririm, que são meninas que não possuem descendência italiana ou descendência italiana de Quiririm.

Composto por oito meninas de 10 a 16 anos, e dois mascotes de 08 anos, o Mazzolin possui nove coreografias e se apresenta pela terceira vez na Festa Italiana. 

La Prima Tarantela

Um dos grupos mais recentes e também mais encantador é o La Prima Tarantela, que significa “A Primeira Tarantela”.

Composto por pequenas dançarinas que vão de 2 a 8 anos, o grupo surgiu em 2012 e conta com 16 meninas, sendo 12 dançarinas e 4 mascotinhas, que são crianças com a partir de 1 ano que realizam uma participação especial, que em 2014 estreou uma nova dança, feita com bichinhos de fantoche.

O intuito do La Prima é inserir desde cedo as meninas na tarantela, para que elas possam dar continuidade a tradição e ir passando para os próximos grupos. As belas e pequeninas dançarinas utilizam de acessórios como “pandeirinhos”, plumas e roupas típicas, para dar ainda mais charme para as nove coreografias apresentadas.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “Grupos Folclóricos de Dança”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *