A escritora do livro Maria Zélia durante sessão de autógrafos - Foto: Quiririm News

Aconteceu na noite deste sábado, 05 de dezembro, o coquetel de lançamento do livro “Família José Bento de Alvarenga e Maria José Gomes”, de Maria Zélia Indiani Montesi. O coquetel aconteceu na Cantina Indiani, em Quiririm, e reuniu amigos e familiares, que, em torno de muita comida e bebida, puderam conferir e prestigiar em primeira mão o livro que mantém viva a história de uma grande família importante para Quiririm na época de chegada dos imigrantes italianos.

História é com a família Alvarenga Indiani mesmo. Com seu primeiro livro, a autora Maria Zélia teve a inspiração bem de perto, com seu pai José Indiani, que também é escritor, e sua mãe Nely Alvarenga. “Foi a mamãe que me inspirou, ela ia contando histórias, hábitos antigos, e eu fui me interessando, e o papai também, que já escreveu livro sobre os Indiani, ele me inspirou muito e está muito orgulhoso, me deu muita força, eu ia escrevendo e já levava para ele ler”, conta Zélia, que afirma que no começo  a ideia era apenas registrar a história, “Quando eu comecei a escrever, seria assim para mim, para a mamãe né, para a gente guardar e a história não se perder, mas aí começou a tomar uma proporção imensa, eu fui tomando gosto com aquilo, fui pesquisando, pesquisando, e virou um livro”.



 

Foto: Quiririm News

O livro, que conta com 31 capítulos, distribuídos em 156 páginas, foi inspirado no casal José Bento de Alvarenga e Maria José Gomes, avós maternos da autora, “O livro conta toda a vida deles, do vovô Bento e da vovó Dedé, desde os pais deles, até os trinetos”, explica Zélia, que fala um pouquinho sobre sua obra, “O vovô, com o armazém dele que ele sempre teve, desde lá do alto da Serra do Pinheirinho e depois ele veio para Taubaté, aí decidiu vir para Quiririm e aqui ficou, e ele foi muito importante pro Quiririm, porque na época ele ajudou muito os italianos, era tudo marcado em caderneta, eles só pagavam uma vez por ano, quando tinha a colheita da batata, do arroz, então é uma coisa muito antiga, o vovô foi muito importante, ficou muito lindo o livro, e não é só para a família, mas um exemplo para todos, eles foram um exemplo de vida”, conclui a autora.

livro1

No centro da foto a autora do livro Maria Zélia ao lado de seu pais, Nely Alvarenga e José Indiani – Foto: Quiririm News

E quem quiser saber o resto da história, o livro, que conta com 200 exemplares, estará sendo vendido na Cantina Indiani, que fica na Av. Cel. Marcondes de Mattos, e também diretamente com Maria Zélia, na rua Taubaté, 285, em Quiririm. O valor é de R$ 30,00.

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *