Dheminho Canavezzi, Representantes do COMITES-SP e corte da Festa Italiana de Quiririm - Foto: Quiririm News

Representantes do Comitê dos Italianos no Exterior, o COM.IT.ES do Estado de São Paulo, visitaram pela primeira vez a Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm e se surpreenderam com a grandiosidade do evento que nesta 33ª edição recebeu cerca de 300 mil pessoas durante os cinco dias de evento.

A visita ocorreu no sábado dia 30/04 e o grupo foi recepcionado por Dheminho Canavezzi, idealizador da Festa Italiana de Quiririm e membro da Associação Cultural das Tradições Italianas de Quiririm, que realizou o evento junto da Prefeitura Municipal de Taubaté.



 

“É minha primeira vez aqui na festa e é uma surpresa maravilhosa, eu não podia imaginar a grandiosidade que tem essa festa. Fiquei surpreso positivamente”, conta Alberto Mayer – Presidente do COM.IT.ES-SP que ressalta, “O COM.IT.ES tem como maior preocupação a divulgação da cultura italiana junto as comunidades. Tanto aquelas italianas quanto aquelas que gostam da Itália. Queremos incrementar a italianidade e fico muito contente de ver uma festa como essa que faz crescer esse sentimento pró Itália”.

“Para nós é uma vitória ter o reconhecimento de um órgão oficial do governo italiano. Eu acredito que muita coisa possa ser oferecida à Quiririm pelo governo italiano, nós temos que ter um caminho aberto e creio que esse pessoal do COM.IT.ES. possa abrir essa porta”, comenta Dheminho Canavezzi.

As principais funções dos COM.IT.ES. são: manter os laços culturais com a Itália, informar o Consulado e o Governo Italiano sobre as necessidades da comunidade e dar parecer sobre projetos em favor dos cidadãos italianos que residam fora do país.

Em parceria com a autoridade Consular e as Entidades, Associações e Comitês atuantes na circunscrição, os COMITES promovem iniciativas aos assuntos ligados a vida social, cultural, assistência social e outras demandas da comunidade italiana.

Também faz parte de suas ações cooperar com a autoridade consular cuidando dos direitos e interesses dos cidadãos emigrados, além de contribuir para o estreitamento das relações Brasil-Itália.

No Brasil, existem sete circunscrições: São Paulo, Brasília, Rio de Janeiro, Recife, Belo Horizonte, Curitiba e Porto Alegre.

Os membros dos COM.IT.ES. são eleitos pela população residente e permanecem no cargo por cinco anos, não recebendo remuneração e recentemente, Felipe Salgado De Paola, de São José dos Campos, foi eleito Conselheiro do COM.IT.ES.

“É muito bom estar presente na Festa da Colônia Agrícola Italiana de Quiririm. Essa festa fortalece as raízes italianas na cidade de Taubaté, precisamente no Distrito de Quiririm. A festa é muito importante para toda a comunidade principalmente para promover essa cultura bela para resgatarmos os jovens”, afirma Felipe De Paola.

Além do Presidente do COM.IT.ES Alberto Mayer, estiveram na comitiva na Festa italiana de Quiririm, Renato Sartori – Presidente Coadjuvante e Matteo Arcari, Vice-Presidente.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *