Fábrica da LG em Taubaté - Foto: Reprodução/Sindmetau

O Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté e Região (Sindmetau) informou nessa quinta-feira (26) que após negociação, a LG Electronics e a Usiminas definiram que 70% dos trabalhadores terão férias coletivas nas fábricas de Taubaté. A medida tem por objetivo reduzir o risco de contágio pelo novo coronavírus nas empresas.

Na LG Eletronics, o acordo foi definido entre os representantes do sindicato e da fábrica em reunião na última quarta-feira (25). Os funcionários serão divididos em dois grupos. O primeiro será liberado a partir de segunda-feira (30) para um período de 15 dias, com retorno previsto em 14 de abril. O segundo grupo entra em férias na terça (31), com dez dias de coletivas. O retorno está marcado para 13 de abril.



 

O sindicato informou ainda que os funcionários que estão no grupo de risco já haviam sido dispensados no início desta semana por meio de banco de horas. A partir do próximo dia 31, eles também entram em férias coletivas, com retornos previstos para 13 e 14 de abril. Todos os estudantes do programa Jovem Aprendiz e os estagiários estão de férias por 30 dias desde o dia último 23. Atualmente a LG conta com o total de 950 trabalhadores.
No começo deste mês, a empresa já havia concedido 10 dias de férias coletivas por falta de peças, já que vários fornecedores são da China, onde os primeiros casos do novo coronavírus foram registrados.

Usiminas:
A Usiminas, também em decisão com representantes do Sindicato dos Metalúrgicos de Taubaté, colocou 70% dos trabalhadores em férias coletivas nessa quarta-feira (25), por um período de 20 dias. O retorno está previsto para 14 de abril. A fábrica opera em Taubaté com 270 trabalhadores no total.

Um levantamento do Sindicato aponta que aproximadamente 65% das empresas da base do Sindmetau estão com as atividades total ou parcialmente paralisadas. As indústrias que ainda não suspenderam a produção estão tomando medidas de prevenção internas e liberando os trabalhadores do grupo de risco.

“O quanto antes retirarmos as pessoas do risco, melhor será o combate ao coronavírus. É uma campanha em defesa da vida”, explicou o presidente do Sindmetau, Claudio Batista, o Claudião.

Volkswagen e Ford:
A Volkswagen e a Ford estão com as atividades paralisadas desde o dia 23, utilizando os mecanismos de banco de horas e férias coletivas. O retorno está previsto para o dia 14 de abril caso a propagação do vírus tenha reduzido.

Empresas de autopeças e fornecedoras da Volks também paralisaram a produção: SM, Gestamp II (dentro da VW), Goodyear, Aethra, Sese, Vamos, Power Colt e SAS. Na Gestamp I, instalada no distrito de Piracaganguá, 80% da empresa está dispensada desde o dia 23 de março.

“As fábricas são ambientes muito favoráveis para a contaminação. Por isso, é importante que os empresários, que ainda não decidiram pela suspensão da produção, procurem o Sindicato para que, juntos, encontremos mecanismos e ferramentas que não prejudiquem os trabalhadores”, afirmou Claudião.

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *