Placa vandalizada - Foto: Quiririm News

Restaurado no mês de abril deste ano, o monumento em homenagem as famílias imigrantes italianas de Quiririm, que fica na praça Antônio Naldi, foi vandalizado e teve sua placa danificada na última semana, início de setembro. Não se sabe quem possa ter vandalizado o monumento.

O monumento com mais de 45 anos, é uma escultura de mais de 2 metros de altura, feita em cimento queimado, pelo artista José Demétrio da Silva. Inaugurada em 31/01/1977, homenageia os imigrantes italianos de Quiririm e seus descendentes, pioneiros na rizicultura no Vale do Paraíba.



 

O restauro foi realizado pela Secretaria de Cultura de Taubaté através da artista Margarida Fournier, mediante a um pedido feito pela “Società 30 di Aprile”, uma associação sem fins lucrativos, que visa resgatar e zelar pelas tradições italianas no Distrito.

Monumento restaurado – Foto: Quiririm News

Monumento vandalizado – Foto: Quiririm News

 

“Essa placa foi uma doação feita pela Società 30 di Aprile. É lamentável que a gente tenha que lidar com situações como essa de vandalismo. Há anos que o monumento precisava de revitalização e quando conseguimos, em poucos meses já foi danificada. O monumento visivelmente deixou a praça que já é bonita, ainda mais convidativa, despertando o interesse de alguns para a história local de superação dos imigrantes italianos. Os dizeres da placa foram cuidadosamente feitos de acordo com a primeira placa da inauguração em 1977 e este monumento que representa a família italiana em Quiririm, demonstra a importância da colônia agrícola italiana de Quiririm para todo o Vale do Paraíba”, comenta o Presidente da Società 30 di Aprile, Douglas Castilho.

De acordo com o artigo 163, do Código Penal brasileiro, vandalismo é crime e o autor do delito fica sujeito a prisão e multa, por danos ao patrimônio público. A pena varia de seis meses a três anos de detenção, além das agravantes.
O item III do artigo qualifica como crime ‘destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia contra o patrimônio da União, Estado, Município, empresa concessionária de serviços públicos ou sociedade de economia mista’.

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *