Vencedores dos prêmios do 1º Concurso de Curtas-Metragens de Taubaté - Foto: Divulgação

Em noite de premiação na quarta-feira (23/02), realizada no Edifício Félix Guisard, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, da Prefeitura de Taubaté, revelou os vencedores do 1º “Concurso de Curtas-Metragens de Taubaté”. Entre os vencedores estão um morador do bairro Cecap e outro do bairro Bonfim.

Foram premiados os vencedores nas categorias: “Documentário” e “Ficção”, além do “Troféu Gracinha”, entregue ao melhor Cineasta do concurso.



 

Cláudio Aparecido Antônio, o Claudinho, como é conhecido no bairro Cecap, conquistou o 1º lugar na categoria “Ficção” e recebeu também o “Troféu Gracinha” de melhor cineasta. Claudinho atua com as artes cinematográficas há 12 anos.

“É um marco muito especial para minha carreira, é um grande orgulho receber esse prêmio aqui na nossa casa. Do Cecap para Taubaté, de Taubaté para o Brasil. Quero agradecer também a minha esposa Daiane Portes que me ajudou 100% a produzir esse curta vencedor chamado Van Beneth. Desejo de coração que esse marco seja o ponta pé para muitas produções nessa cidade incrível e cheia de talentos”, disse o cineasta em suas redes sociais.

Cláudio Antônio posa para foto com seus prêmios – Foto: Divulgação

 

Na categoria “Ficção” a classificação geral foi: 1º lugar Cláudio Aparecido Antônio (morador do Cecap), 2º lugar Carolina Fernandes Lobo Silva, 3º Lugar Luiz Claudio Daniel.

Na categoria “Documentário”, Márcio Augusto Vacari Junior, André Ferreira (morador do bairro Bonfim) e Cláudia Melo, respectivamente venceram em 1ª, 2ª e 3ª colocações.

“É de importância extrema receber um prêmio como este, dado o momento em que vivemos, em que o cinema, o áudio visual, a cultura, tem sido uma diversão para as pessoas, durante a pandemia. Por outro lado temos a questão também da resistência, de fazer cinema independente, fazer cinema no interior do país, não é fácil. Estamos escrevendo nossa própria história e a do cinema contemporâneo brasileiro e por consequência o mundial. É imensurável poder fazer parte desse processo de retomada do cinema como expressão de linguagem aqui na cidade”, disse André Ferreira.

André Ferreira celebra suas conquistas no concurso -Foto: Divulgação

 

A Prefeitura de Taubaté informou que o objetivo do Concurso de Curtas-Metragens é o de abrir caminhos para os cineastas do município, estimulando a realização de produções áudio visuais.

A previsão é de que uma nova edição do concurso aconteça ainda em 2022, já que a premiação da última quarta-feira se refere ao concurso realizado no final do ano passado.

Assista ao curta-metragem premiado – “Valbeneth – o 7º Caçador de lendas :

 

Assista ao trailer de  “Sorrir é resistir – A arte circense em Taubaté”:

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *