Nino Valsani
Nino Valsani - Foto: Quiririm News

A música italiana no Brasil e no mundo perde um de seus grandes representantes. Faleceu em São Paulo, na tarde dessa segunda-feira (14), o tenor brasileiro, Nino Valsani, aos 84 anos, devido a problemas no coração. A informação foi confirmada pelo

Nino que iniciou sua carreira em 1951, estudou canto lírico e artes cênicas na Academia Chigiana de Siena e Santa Secilia de Roma e realizou vários concertos nos principais teatros italianos.



 

No Brasil, trabalhou na TV Tupi onde foi destaque em diversos programas como o aclamado Grandes Momentos Líricos, onde interpretou um total de 25 óperas ao vivo na televisão.

Os Três Tenores Brasileiros

Os Três Tenores Brasileiros durante festa italiana de Quiririm – Foto: Quiririm News

Nino Valsani recebeu o prêmio Roquete Pinto de melhor cantor de música erudita do Brasil em 1955. Nos anos 80 e 90 participou de mini serie e novelas, como a de sucesso nacional “O Rei do Gado” da TV Globo.

Nino se apresentou pela última vez na festa de Quiririm no ano de 2016, já que em abril de 2017 não pode comparecer devido a um procedimento médico de cateterismo que se submeteu.

Desde o início do trio “Os Três Tenores Brasileiros”, Nino ao lado do filho Armando Valsani e Francesco Romanelli são uma das principais e mais aguardadas atrações da Festa da Colônia Italiana de Quiririm.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

4 comentários para “O adeus a voz marcante de Nino Valsani, membro dos Três Tenores Brasileiros”

  1. Guilherme Ramalho Netto

    S.P 1611/18. Fiquei sabendo hoje do adeus de Nino Valsani. Conheci no Theatro Municipal, na Radio Gazeta em tantas de suas apresentações.Que potencia de voz, que agudo, que fermata, que timbre, etc.
    Sobre o Armandinho, quem não tem saudade alegre e cheia de admiração e encanto a respeito daquele menino que aos domingos se apresentava no Italianíssimo do Maestro Zácaro.
    E, os anos se passaram. Muitos anos! Há 5 ou 6 anos, reconheci a voz de Nino que se apresentava com outros e orquestra numa grande festa de Bodas de Prata de uma querida prima. Não resisti, me aproximei do palco, cumprimentei o Nino, com grande alegria. Na conversa , perguntei : e o Armandino como vai? nunca mais tivemos notícias.. E o Nino apontou para o centro do palco, indicando um moço forte já grisalho e disse é esse ali que está cantando. Que alegria!
    Fiquei muio feliz com esse duplo reencontro de admiração e beleza. Os artistas são enviados de Deus para o sublime. Armandinho, ou prezadíssimo Tenor Armando Valsani, parabéns pelo pai que Deus lhe deu. Prossiga na missão de música e beleza que Nino Valsani iniciou para todos nós. Hoje, ainda,ouvi duas vezes seu long-play das Ave Marias. Sempre que posso, ouço com enorme prazer seu CD. “O SOLE MIO”, com 25 faixas. Receba os sentimentos de solidariedade deste apreciador de sua arte e do seu canto.Guilherme

    Responder
  2. Antonieta Reale

    Armandinho meus sentimentos pela passagem do sr.Nino eu Antonieta Reale tive por muitas vezes a felicidade de estar
    Perto de vocês cantando e celebrando a vida com as canções Italiana,em S.P. na nossa senhora Achiropita São Vito no Quer irim e da última vez no NAVIO DA COSTA no mesmo horário do restaurante no mesmo deque e Teatro. Conversamos muito em Ital ia no essa lembrança não vai sair mais da minha memória. Muito obregada pelos felizes momentos que você é seu pai nos proporcionaram. O SR.NINO está na glória de Deus juntamente com Pavarotti cantando para os nossos entes queridos.

    Responder
  3. Alexandre Garcia

    Ele vinha todo ano na festa de San Gennaro na Mooca cantar com o seu filho Armando cantar.Fará falta.
    Armando continua a cantar na festa anualmente.
    E,ontem,7 de outubro(último dia da festa),não foi diferente.
    Perfeito.

    Responder
  4. Marcia Peres

    Nino Valsani ,linda voz .O Tenor que com seu filho faziam um precioso Duo nas canções Napolitanas e impressionavam com a beleza das suas vozes. Tive o prazer de fazer algumas festas junto com eles.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *