Marina Dias celebra o título mundial - Imagem: Reprodução / youtube.com/sportclimbing

A paratleta quiririense, Marina Dias, conquistou nesta quinta-feira, 10, o título de campeã mundial de Paraescalada 2023, realizado na cidade de Bern na Suiça. Marina conquista o título inédito para o Brasil logo em sua primeira vez disputando o mundial. Com mais essa conquista, Dias soma a marca de quatro medalhas na temporada de 2023, com três ouros e uma de bronze.

Marina Dias, que foi diagnosticada com esclerose múltipla em 2009, competiu na categoria RP3 Feminina, para pessoas com comprometimento leve da força muscular e/ou alcance, em pelo menos um dos membros.



 

“Eu fiquei muito feliz, muito honrada de trazer essa conquista inédita para o Brasil. Eu trabalhei duro, não foi por acaso, então é também uma sensação de dever cumprindo. A gente (paratleta e treinadores) se preparou muito nos últimos meses e se esforçou muito para chegar no topo e é muito gratificante”, disse Marina Dias com exclusividade ao Quiririm News.

Na final do título mundial, Marina superou as adversárias Martha Evans (Grã-Bretanha), Christiane Luttikhuizen (Holanda) e Rosalie Schaupert (Alemanha), todas paratletas de alto nível e referências na modalidade. Dias foi a única representante sul-americana na competição, tornando este resultado histórico não só para toda Taubaté, mas para o Brasil e América do Sul.

As medalhistas C. Luttikhuizen, Marina Dias e M. Evans posam para a foto das vencedoras – Imagem: Reprodução/youtube.com/sportclimbing

 

Em uma final eletrizante e disputada, todas os quatro escaladores atingiram o mesmo lugar da via, a garra 42+, então as performances da semifinal foram utilizadas como critério de desempate. Marina Dias conquistou o ouro graças à classificação à final em primeiro lugar.

Na temporada 2023 antes do Mundial, Marina disputou três Copas do Mundo e conquistou duas medalhas de ouro em Salt Lake City (EUA) e Innsbruck (Áustria), e uma de bronze, em Villars (Suiça). Na temporada passada em 2022, Marina conquistou duas medalhas, uma de ouro e uma de bronze.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *