Foto: Divulgação

O tema geral da FLIT 2017 é “O Saci – Ética e Cidadania na Literatura Infantil”, que vai ser explorado nas mesas de debate, na formação de professores, contação de histórias, saraus e demais atividades que serão desenvolvidas. A FLIT foi lançada na semana passada pela Prefeitura de Taubaté e vai acontecer de 11 a 17 de setembro, na Avenida do Povo.

Em 1921 o escritor Monteiro Lobato lançou o livro O Saci e nele apresentou este personagem folclórico para a turma do Sítio do Picapau Amarelo. O menino travesso de uma perna só mostrou para Pedrinho e Narizinho os segredos da floresta e várias lendas do Folclore Brasileiro.



 

O tema escolhido segue o que estabelece a Década Internacional de Afrodescendentes, proposta pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), que vai de 2015 a 2024, com o tema “Afrodescendentes: reconhecimento, justiça e desenvolvimento”. De acordo com a Unesco, o principal objetivo da Década Internacional consiste em promover o respeito, a proteção e a realização de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais de afrodescendentes, como reconhecidos na Declaração Universal dos Direitos Humanos.

A FLIT 2017 faz parte da Quinzena Literária Caminhos de Lobato, que será realizada em Monteiro Lobato e Taubaté, em parceria com a Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

Em Taubaté a Feira tem como objetivo consolidar a cidade como a Capital da Literatura Infantil. Haverá formação para os professores da Rede Municipal de Ensino, com palestras e debates. Os alunos da rede pública e particular participarão de contação de histórias, teatros e terão uma participação artística especial, em um coral com 1.000 vozes junto com Toquinho no show de encerramento.

O público geral também poderá participar das atividades infantis, além das mesas de debate, saraus, teatro, música e dança. Haverá também 12 estandes de editoras em exposição.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “O Saci é o tema principal da Feira de Literatura Infantil de Taubaté de 2017”

  1. Gerusa Giovanelli

    Sou Professora em Aparecida e gostaria de levar meus alunos para a flit…. Precisa de agendamento??
    Desde ja Agradeço a atenção.

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *