Padre Silvio Menezes durante celebração na igreja matriz - Foto: Pascom

Reitor do Seminário São José e Pároco de Quiririm, o Padre Silvio Menezes, após 6 anos de moradia em Quiririm, sendo 4 deles à frente da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, realiza sua última celebração no Distrito, no próximo dia 30 (quarta-feira) na igreja Matriz.

Surpreendendo muitos fiéis com a sua saída justamente no ano do centenário da paróquia, Padre Silvio afirma que este tipo de mudança é normal em meio as atividades dos padres.



 

“A congregação coloca seis anos para o padre ficar em determinado trabalho, passando isso a gente fica no lucro, no saldo (risos), fiquei seis anos e meio aqui em Taubaté, aí o diretor geral me perguntou se eu gostaria de fazer uma nova experiência, aí claro, como religioso, eu me coloco sempre nesse desejo de fazer a vontade de Deus, cumprir com o voto de obediência, claro que sair, a gente não gostaria, mas, estou disponível para assumir qualquer missão que a igreja e a congregação precisar”, explicou o Padre, que se diz um pouco ansioso e que terá como destino Belém do Pará.

Durante o tempo em que trabalhou em Quiririm, Padre Silvio realizou a Festa do Sertanejo, e iniciou o ano do centenário da paróquia, que completou 100 anos no dia 14 julho, porém, para ele, outras conquistas também foram de grande importância.

“Conseguimos realizar dentro do campo da evangelização, primeiro, separar um pouco a catequese de primeira eucaristia com a catequese da crisma, criando aqui na Paróquia a Pastoral da Crisma, esse foi um ponto muito marcante e importante da evangelização. Outro ponto importante também que aconteceu, foi nós conseguirmos fazer com algumas comunidades retiro de todos agentes pastorais, momentos de espiritualidade, participaram em torno de 200 a 300 pessoas. E outra é a questão da escola da fé, que a gente modificou esse ano e atingiu assim um número marcante de participantes, criamos a escola da fé em forma de módulos, a participação foi muito boa”, destaca como feitos importantes Padre Silvio.

Mesmo antes de partir, Padre Silvio não descarta um possível volta, mesmo sabendo da dificuldade, “Quem sabe um dia, é difícil, mas acontece sim”, disse o padre, que deixa uma mensagem para os católicos, “Refletindo os evangelhos desses últimos dias, eu deixo como mensagem que a Paróquia Nossa Senhora da Conceição tenha sempre esta abertura a ação do espírito, para acolhendo a palavra, ser presença desta mesma palavra no mundo em que vivemos, hoje, mais do que tudo, precisa de pessoas que sejam presença do evangelho, presença do Cristo na vida das pessoas, onde, um mundo marcado por tantas coisas contrárias aquilo que o Cristo nos orienta e nos ensina, somos convidados a estarmos no mundo como presença de Deus”, conclui Padre Silvio.

Novo Pároco:

Para o lugar do Padre Silvio, chega para assumir como reitor do Seminário São José e pároco de Quiririm, o Padre Celso Batista de Oliveira, 41 anos, que deixa a Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, de Campos do Jordão, onde estava à frente há 4 anos e meio.

O novo Pároco diz conhecer o Distrito, onde estudou e morou durante quatro anos no Seminário São José.

Novo Pároco Padre Celso Oliveira no centro da foto durante celebração em Campos do Jordão - Foto: Paróquia Sta. Teresinha do Menino Jesus

Novo Pároco Padre Celso Oliveira no centro da foto durante celebração em Campos do Jordão – Foto: Paróquia Sta. Teresinha do Menino Jesus

“A primeira coisa é dar continuidade aos bons trabalhos que já existem, e se for mudar será sempre de comum acordo com o Bispo e com os coordenadores, mas, fundamentalmente trabalhar na evangelização para que a unidade da pastoral seja maior e que alcance o objetivo cristão, que é de evangelizar e levar a palavra de Deus para todas as pessoas”, disse em entrevista concedida por telefone, Padre Celso.

Junto com o novo pároco, chega também Padre Gregório, que assume como vigário paroquial. Ambos começam os trabalhos a partir dos dia 1 de agosto no Seminário e 02 de agosto na Paróquia.

“Quero dizer a todo o povo da Paróquia de Quiririm, que estou indo para somar, para contribuir com a experiência que tenho de 13 anos de sacerdote, e todas as coisas possíveis que  estiver ao meu alcance eu farei, para que a paz e a comunhão possa acontecer sempre entre as comunidades e o povo de Deus”, disse Pe. Celso, que ressalta, “Mudança cria expectativa, mas por hora, é bom dizer sobre tudo que estou indo para dar minha contribuição”.

Padre Silvio Menezes faz sua última celebração em Quiririm na próxima quarta-feira, dia 30 de julho na Igreja Matriz de Quiririm.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *