Prefeitura de Taubaté - Foto: Divulgação - P.M.T.

Após flexibilizar a fase vermelha do Plano SP de combate ao coronavírus, enquadrando salões de beleza, barbearias e academias de ginástica como serviços essenciais na última terça-feira (26), a Prefeitura de Taubaté foi notificada pelo Ministério Público no mesmo dia, recomendando o fechamento das atividades citadas, o executivo de Taubaté acatou nessa quarta-feira (27) a recomendação do MP e retirou do decreto municipal a autorização para que as atividades citadas continuem funcionando durante a fase vermelha do Plano SP.

O decreto foi publicado na segunda-feira (25) e usou como base um decreto do governo federal que incluiu salões de beleza, barbearias e academias de esportes na lista de serviços essenciais, o que diverge com a lista de serviénciais do Governo do Estado de SP.



 

O decreto com a retificação foi publicada nesta quarta-feira (27) e está disponível no site da prefeitura, que passa a adotar os critérios estabelecidos pelo governo estadual para definir quais são os estabelecimentos considerados como essenciais.

“Em razão de recomendação do Ministério Público foi necessária a alteração do decreto, estabelecendo como serviços essenciais aqueles descritos no Plano São Paulo. Fica, a partir de então, vedado o funcionamento de academias, salões de beleza e barbearias”, informou a prefeitura de Taubaté através da sua assessoria de comunicação.

Coronavírus em Taubaté :
Taubaté sai dos 100% de ocupação dos leitos de enfermaria, registrando nessa quarta-feira (27), 80%, porém, os leitos de UTI seguem em totalmente ocupados desde o dia 14 de janeiro.

O município estendeu o ‘lockdown’ e continua restringindo a circulação de pessoas em espaços e vias públicas do município nos períodos entre às 23h e 5h até o dia 7 de fevereiro, onde apenas podem haver nestes horários o deslocamento de profissionais de serviços de entrega, o de profissionais de imprensa, o de agentes públicos, o de profissionais da saúde e de pessoas que prestam atendimento à idosos, doentes e crianças, além de produção e transporte de produtos considerados essenciais, como alimentos, bebidas não alcoólicas e remédios.

Os serviços essenciais podem funcionar seguindo as medidas de segurança como a disponibilização de álcool gel em 70% do ambiente, revisão dos turnos de trabalho e distanciamento social de 1,5 metros entre pessoas, regras essas passíveis de multa de R$ 5 mil por infração.

Taubaté registrou um total de 13.721 casos positivos da doença, com 12.191 recuperados, 239 óbitos e 1.674 pessoas vacinadas.

Leia mais:

Governo do Estado recoloca Taubaté e todo o Vale do Paraíba na fase vermelha do Plano SP

Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *