Prefeitura de Taubaté - Foto: Divulgação

A Prefeitura de Taubaté alterou a data de vencimento da 1ª parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para o dia 10 de abril. A alteração foi feita por meio de decreto assinado nesta terça-feira, 15 de março. Anteriormente o vencimento era 1º de março.

O novo decreto municipal, nº 15.261/22, prorroga para o dia 10 de cada mês o prazo de vencimento das parcelas de Tributos Municipais e Preço Público (IPTU, ISSQN Fixo e Estimado, Taxas de Fiscalização de Funcionamento, Camelódromo, Mercado Municipal, Feira Livre, Banca de Jornais e Ambulantes) referente ao exercício de 2022.



 

De acordo com a prefeitura, a alteração tem por objetivo possibilitar melhor organização financeira e maior facilidade de pagamento pelos contribuintes. Os carnês do IPTU impressos começaram a ser entregues pelos Correios desde a última segunda-feira (14).

Formas de pagamento:

O contribuinte pode efetuar o pagamento do IPTU de três maneiras observando a nova data de vencimento: em dez parcelas mensais até o dia 10; em parcela única no primeiro vencimento, com 10% de desconto; ou em parcela única no segundo vencimento, com 5% de desconto; ambas até o dia 10 de abril.

Foram emitidos cerca de 130 mil carnês de IPTU, que este ano possuem um novo modelo, em formato de carta boleto, permitindo a visualização de todas as parcelas com os códigos de barra em uma única folha.

A Prefeitura de Taubaté ressalta que, apesar de constarem vencimento datado para o dia 1º do mês, todas as redes bancarias credenciadas já estão cientes da nova data de vencimento das parcelas e não deverão cobrar juros ou acréscimos do contribuinte que realizar o pagamento até o dia 10 de cada mês.

Também é possível realizar a impressão para pagamento do IPTU de maneira online, através do site da Prefeitura, basta acessar a página ao clicar no link ao lado (clique aqui para ver) e informar o número da inscrição imobiliária (BC).

Ao todo foram emitidos cerca de 130 mil carnês e a previsão de arrecadação é de aproximadamente R$ 116 milhões. O percentual de reajuste é de 11,8%, e tem como base o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (IBGE – INPC) acumulado de novembro de 2020 a outubro de 2021.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

2 comentários para “Prefeitura de Taubaté estipula nova data de pagamento para carnês do IPTU”

  1. Carlos Fernandez Martinez

    Transferi minha empresa para Taubaté em 2021, tenho que pagar anualmente a taxa de Fiscalização de Funcionamento?
    Se sim como faço para pagar?

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *