Em sua quarta edição, o tema escolhido para o mês de maio do Prosa no Museu foi a Geopolítica. Entre outras questões, a importância de se conhecer o que está acontecendo no grande tabuleiro de xadrez do mundo é cada vez maior. Pensando nisso, o convidado para debater o assunto é o Professor Msc. Thomas de Toledo, que é formado em História pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP), Mestre em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp (IE/Unicamp) e atualmente leciona História Econômica e Relações Internacionais na UNIP (Campus Paraíso, SP).

O Professor Msc. Thomas convida a todos para refletir: “Os conflitos no Oriente Médio na Síria, Iraque e Iêmem, a disputa entre a Nova Rússia e o regime ucraniano, o “pivot” para Ásia, as guerras civis na África e as ameaças de golpes de Estado na América Latina parecem repetir um cenário já observado entre 1945 e 1991: o de uma nova Guerra Fria. De que modo este complexo jogo de poder que envolve a disputa por reservas de recursos naturais como gás e petróleo, bem como o posicionamento em rotas estratégicas influenciam os vetores internos e externos da política brasileira?”



 

Também no evento, será realizada a apresentação do grupo “Jongo Crioulo Taubaté”. Nascido em Taubaté, no ano de 2014, o Jongo Crioulo tem como objetivo resgatar uma parte da cultura popular afro-brasileira da cidade através do jongo.

Acontece também a exposição “Abdução”, do pintor e arte-educador Fernando Bispo. São 11 quadros que retratam elementos da arte rupestre associados à ideia da existência de seres alienígenas – e a visita deles ao nosso planeta em diferentes épocas.

O Prosa no Museu é gratuito e tem início ás 17h no Museu da Imigração Italiana de Quiririm, que fica na Av. Líbero Indiani, 550. Outras informações podem ser obtidas através dos telefones: (12) 3686-5494 / 99749-6978

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *