Crianças aproveitaram o final de semana e pintaram a rua com as cores do Brasil - Foto: Quiririm News

A Copa do Mundo 2018 começou nesta quinta-feira 14, com a abertura oficial e a vitória da anfitriã Rússia, contra a Arábia Saudita por 5 a 0. Prontos para torcer pela seleção brasileira, moradores de Quiririm se uniram e decoraram a rua de suas casas com as cores verde e amarelo entrando de vez na torcida pelo Brasil e no clima de Copa do Mundo.

Ao todo, aproximadamente 20 pessoas participaram da decoração da rua Líbero Valério, chamada pelos moradores de rua 2. Quase toda a vizinhança ajudou, colaborando com a chamada vaquinha, arrecadando o dinheiro para a compra dos materiais, entre plástico para confecção das bandeirinhas, tintas para desenhos e pinturas, tudo feito pelos jovens, crianças e adultos que ali moram.



 

De roxo, Vanessa coordena a confecção das bandeirinhas que ficou por conta das meninas da rua – Foto: Quiririm News

“Quando eu era criança, nossos pais sempre se reuniam para enfeitar a rua em festa junina, depois passou a fazer nas copas também. Minha filha nasceu na copa de 2002, enquanto todos estavam na rua assistindo os jogos de madrugada eu estava na minha sala sozinha amamentando. De lá para cá, ela sempre assiste aos jogos comigo, quero que ela goste de ter essa convivência boa com os vizinhos, que nos viram crescer. Quero ver a criançada de hoje ter a alegria que sempre tivemos em fazer essas coisas, passar um costume bom, ver que é divertido fazer coisas em conjunto”, conta Vanessa Abreu, moradora e organizadora da decoração na rua.

Além da Rua 2, a rua Helvino de Morais, rua da Igreja Matriz, também no Quiririm, recebeu bandeiras e cores para apoiar o Brasil. Organizado por moradores, a decoração foi animada e contou até com um churrasco para todos os participantes, oferecido pelo Cantinho da Praça, estabelecimento local.

Acostumado a receber muitas pessoas nos fins de semana, o estabelecimento aposta na Copa do Mundo para agradar seus clientes, com decoração e televisão para transmissão dos jogos.

 

Crianças pintam a bandeira do Brasil na rua Helvino de Morais – Foto: Quiririm News 

 

 

Importante para as crianças:

Apesar de tudo parecer uma grande brincadeira, a Psicopedagoga Camila Sávio explica a importância de inserir as crianças nestas atividades como forma de aprendizado e iniciação do patriotismo de maneira lúdica.

“Podemos aproveitar com as crianças o clima de Copa do Mundo para dar significado ao símbolo da bandeira do Brasil. Com isso as crianças podem ser estimuladas com conteúdos importantes para seu aprendizado, como trabalhar cores, formas geométricas, coordenação motora, criatividade, noção espacial, reconhecimento de letras e também aprender sobre a história e representação da bandeira nacional”.

A seleção brasileira estreia na Copa do Mundo neste domingo (17), contra a seleção Suíça às 15h na cidade de Rostov, na Rússia.

 

Na rua 2, crianças ajudaram a pintar a rua e as guias – Foto: Quiririm News

 

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *