A ribollita é uma sopa de pão, um prato simples feito com algumas verduras

 

Este ano o inverno apesar de chegar um pouco tarde parece ter chegado para ficar, nessas noites frias nada melhor do que uma sopa quentinha. 
Eu quando estudei em Firenze em pleno inverno italiano comia todas as noites a mais típica sopa fiorentina, a ribollita. 


 

Traduzindo grosseiramente para o português significa “refervida”, e por incrível que pareça cada fez que a sopa volta ao fogo para ser fervida se torna mais saborosa. 

A ribollita é uma sopa de pão, um prato simples feito com algumas verduras, infelizmente no Brasil não temos uma verdura chamada “cavolo nero” que é uma espécie de repolho negro, mas podemos preparar uma receita a brasileira.

Ingredientes para 6 pessoas 
1kg de feijão branco 
1 cenoura 
1 aipo 
1 cebola 
½ kg de tomate maduro ou sem peles 
1 dente de alho 
Azeite, sal e pimenta 

Ferva o feijão em água e sal. Prepare separado cenoura fatiada em pedaços, aipo, cebola, alho, salsa e pimenta e refogue em uma panela com óleo. Acrescente os tomates, descascados e picados (ou pelados), tempere a gosto com sal e pimenta. Acrescente o feijão, metade amassado e a outra metade em grãos inteiros. Ferver durante cerca de uma hora, diluiu-se com água quente, se a mistura se torna demasiado espessa. 

Enquanto isso, tostar em uma frigideira fatias de pão caseiro e coloque em uma tigela. Quando cozido, despeje sobre a mistura de legumes e deixe amolecer o pão. Dessa sopa de legumes e pão existem varias versões, você pode adicionar batata, beterraba e outros vegetais, você pode usar feijão, lentilha ou grão de bico. Se o pão utilizado for caseiro vale lembrar que na região da Toscana o pão não contem sal, isso para não interferir nos sabores dos pratos. 

Aproveite nosso resto de inverno e recrie e crie a sua “ribollita”.


Entre em contato com Dheminho pelo e-mail: [email protected] .

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *