O dia dos santos gêmeos, São Cosme e Damião, originalmente comemorado no dia 27 de setembro, transformou a Rua Líbero Valério no Distrito de Quiririm em ponto de encontro da criançada. Durante o dia todo, nesta quarta-feira, 27, crianças descobriram a casa da Dona Tane Assumpção, moradora que distribui doces no dia dos santos a muito tempo.

De origem católica, os santos protetores das crianças, dos gêmeos, dos médicos e também dos farmacêuticos, são lembrados na história por serem médicos que passaram a vida toda ajudando as pessoas pobres sem cobrar nada e que ao fim das consultas doavam doces aos pacientes, para diminuir a tristezas deles.



 
Cosme e Damião

Dona Assumpção entrega o doce as crianças – Foto: Quiririm News

 

Partindo de uma promessa, D. Assumpção que é umbandista, alcançou uma graça e desde então doa os doces para as crianças, “Fazem 43 anos que eu distribuo os doces, no início foi uma promessa que eu fiz de entregar doce por sete anos, a promessa cresceu e eu entrego até hoje. A satisfação é grande, eu não tenho palavras para falar, eu ainda me emociono. Enquanto eu tiver forças e andando eu vou enfrentar essa criançada aí, as vezes eles querem fazer a gente de besta, sabe (risos), vem duas vezes, passam de novo, mas tudo bem, é dia de Cosme e Damião”, conta D. Assumpção.

Entre as crianças, Loriani Alves, de 12 anos, aproveitou o momento para garantir sua sacolinha de doces, “É a primeira vez que eu pego doce aqui, eu gosto muito de doces e meu primo falou que aqui dava, sai da escola e vim aqui pegar”, comenta a menina sorrindo e comendo uma das guloseimas, “Eu acho que dar doce para a gente é muita humildade dela”, conclui.

Cosme e Damião

Crianças fizeram fila em frente a casa para garantir a guloseima – Foto: Quiririm News

Cosme e Damião

Mesa ficou forrada de sacolinhas com doces – Foto: Quiririm News

 

O simples ato de doar algo em especial para as crianças mexe com Dona Assumpção que afirma ter recebido curas espirituais por São Cosme e Damião dentro de sua família, “Esse gesto é o coração liberto de maldades, é importante pela humildade e por compartilhar as pessoas”, conclui a devota que garante, “todo os anos eu entrego todos os doces, não sobra”.

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Um comentário para “São Cosme e Damião: Tradição fez a alegria de crianças no Quiririm”

  1. Adriana

    Adorei a matéria sobre minha amiga, desde criança pego docinhos rsrsrsrs e agora adulta ajudo na doação e claro garanto o meu saquinho!

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *