O primeiro balanço parcial divulgado pela Vigilância Epidemiológica de Taubaté indica que 4.776 pessoas foram vacinadas até o início da tarde da última quinta-feira, dia 25 de janeiro, início da Campanha de Vacinação contra Febre Amarela.

Os números contemplam o total de doses aplicadas em 23 postos da zona urbana até as 13h. Os quantitativos da zona rural devem ser incluídos no próximo balanço, previsto para ser divulgado na segunda-feira, dia 29 de janeiro.



 

Do total de vacinas aplicadas, 4.642 foram de doses fracionadas e 134 de doses padrão. Pessoas com viagens agendadas para destinos internacionais, precisam ser imunizadas com a dose padrão. De acordo com a vigilância Epidemiológica, a vacina fracionada é feita com a mesma composição da dose padrão, só que em menor quantidade. Ela equivale a um quinto de uma dose (0,5 ml) para febre amarela, ou seja, 0,1ml.

A diferença está no tempo de proteção: a dose padrão é para toda a vida. Já com a dose fracionada, a proteção é de 8 anos.

Cartão SUS e confusão: 

No primeiro dia de campanha, muitas pessoas que foram até o PAMO do bairro Bonfim enfrentaram duas filas e algumas foram impedidas de tomar a vacina devido a uma exigência indevida feita pelos funcionários do local. A informação passada no PAMO é  de que a apresentação do cartão SUS para quem pretendia tomar a vacina era obrigatória, aqueles que não tinham o documento, foram encaminhados para outra fila, onde se fazia cartão. Entretanto, com o sistema inoperante por vezes, a confecção do cartão SUS ficou comprometida e houve demora. Muitas pessoas desistiram de tomar a vacina.

A informação de obrigatoriedade do cartão SUS difere do que foi informado em toda a pré-campanha vacinal em Taubaté. Em contato com a prefeitura sobre o ocorrido, foi informado através de nota que “a recomendação é de que seja apresentado o cartão SUS no momento da aplicação da vacina. Caso a pessoa não disponha do cartão, pode informar um endereço de contato”. Ainda de acordo com a prefeitura, esses dados são para tornar mais fácil localizar as pessoas e informar sobre a necessidade da aplicação da segunda dose após 8 anos.

A exigência do cartão SUS e o encerramento da fila de vacinação às 15h, antes informado ser até às 16h30, gerou confusão e um certo tumulto entre funcionários e munícipes, que questionaram o atendimento. A situação só se resolveu com algumas pessoas deixando o posto e outras sendo atendidas mesmo sem o cartão SUS.

Em Taubaté, a campanha acontece em 27 unidades de saúde até o dia 17 de fevereiro.

Confira a matéria abaixo com os locais de vacinação:

Taubaté amplia postos de vacinação contra a febre amarela

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *