Sede da Prefeitura Municipal de Taubaté - Foto: Divulgação

Em comemoração aos 370 anos de Taubaté, a Prefeitura preparou uma vasta programação de eventos, do dia 1º ao dia 13 de dezembro. As celebrações acontecem por toda cidade, com shows, atividades esportivas, recreativas e eventos de preparação para o Carnaval 2016, com o Esquenta de Carnaval, Escolha da Corte de Momo e a 10ª edição do Concurso de Marchinhas de Quiririm.

No dia do aniversário, 5 de dezembro, haverá a carreata de Natal, que vai sair da Avenida Vila Rica, na Estiva, e vai até o Alto do Cristo, onde lá acontecerá a chegada do Papai Noel e diversos shows musicais.



 

Outra atração esperada é o show do cantor Renato Teixeira e Coletivo Música Taubateana, que acontece no Museu de História Natural no dia 8.

Confira a programação completa:

01 a 11/12 – 8h às 18h – Exposição no Centro Cultural, com as obras de Toninho Mendes.
04/12 – 20h – Espetáculo “Fussta e a Magia do Natal”, no Teatro Metrópole. O ingresso é solidário e poderá ser trocado por um brinquedo novo ou em bom estado na bilheteria do Teatro.

05/12 – 19h – Carreata de Natal, com a chegada do Papai Noel, saindo da Avenida Vila Rica, na Estiva, e seguindo pela cidade até o Alto do Cristo;
20h – Chegada do Papai Noel, no Alto do Cristo, com shows no local;

Corrida de Rua:

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação


05/12 – 20h
– 5ª Etapa do Circuito Corrida de Rua, com largada e chegada na Av. do Povo. Após a corrida, acontece a premiação dos vencedores e em seguida aula de zumba do programa Ritmo Livre, com Professor André Loesch.

06/12 – 9h – Domingo no Parque, no Sedes, com atividades esportivas e recreativas, como Capoeira, Oficina circense e aula de Ritmo Livre.
08/12 –  20h – Show Uma Noite no Museu, com Renato Teixeira e Coletivo Música Taubateana, no Museu de História Natural.
09/12 Dia todo – Quartas Show, com programação durante todo o dia na Praça Dom Epaminondas;

Foto:

Foto:

19h – Destaque para o show com o cantor Leo Chaves, participante da terceira edição do The Voice Brasil, também na Praça Dom Epaminondas.


Programação Quiririm:

11/12 – 19h – Esquenta de Carnaval, com Blocos de Quiririm, no Distrito.
12/12 – 20h – Evento para a escolha da Corte de Momo do Carnaval 2016, no Distrito de Quiririm.
13/12 – 19h – 10º Concurso de Marchinhas de Quiririm, no Distrito.

A cidade de Taubaté e os 370 anos:

A origem do nome Taubaté está ligada à denominação de uma tribo de índios Guaianás que habitava uma região nas proximidades onde hoje é parcialmente as ruas Capitão Geraldo, Coronel João Afonso, travessa São José e Largo do Chafariz, por nome TABA-YBATÉ, que significa aldeia (taba) elevada (ybaté).

Por volta de 1628, o bandeirante Jacques Félix recebeu da Condessa de Vimieiro, neta e herdeira de Martim Afonso de Souza, a missão de demarcar suas áreas. Após isso, Taubaté é passada a condição de Vila em 5 de dezembro de 1645, e recebe o nome de São Francisco das Chagas de Taubaté, que é o padroeiro do município.

Tornou-se um centro irradiador de bandeirismo e com o advento do ouro, em Minas Gerais, instalou-se a Casa de Fundição de Ouro, onde hoje é a Praça Monsenhor Silva Barros, acelerando seu progresso no período colonial.

Participou do Ciclo do Café, na metade do século XVIII, e no século seguinte, em 1842, recebeu o título de cidade, sendo que por volta de 1900 foi a maior produtora de café do Vale do Paraíba. Foi também uma das primeiras a participar da Revolução Industrial, com a instalação da CTI (Companhia Taubaté Industrial), em 1891.

O franco desenvolvimento do município rendeu-lhe por muito tempo, o título de Capital do Vale, por ser um dos municípios que desempenhou papel importante na evolução histórica e econômica da região e do país. Hoje, Taubaté é a Capital Nacional da Literatura Infantil, por ter sido cenário que deu origem às obras de Monteiro Lobato. Foi em Taubaté que o escritor nasceu e passou toda a sua infância.

Confira os endereços das atrações:

Centro Cultural: Praça Coronel Vitoriano, nº 01, Centro Telefone: 3621-6040
Teatro Metrópole: Rua Duque de Caxias, nº 312, Centro Telefone: 3624-8695
Sedes: Avenida Amador Bueno da Veiga, nº 220, Jaraguá Telefone: 3621-2479
Museu de História Natural: Rua Juvenal Dias de Carvalho, nº 111, Jardim do Sol Telefone: 3631-2928
Palco de eventos de Quiririm: Rua Coronel Marcondes de Matos, Distrito de Quiririm – Taubaté.

Clique aqui e veja todas as notícias mais recentes do Portal Quiririm News

Confira outras notícias:
Clique aqui e confira as últimas notícias do Portal Quiririm News

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *